MEC e Ebserh assinam ordem de serviço para reforma e ampliação do Centro Cirúrgico do HU-Univasf

Investimento de R$ 14 milhões do PAC moderniza e fortalece a assistência, o ensino e a pesquisa

O Ministério da Educação (MEC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assinaram, nesta quinta-feira (dia 5), a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Bloco Cirúrgico e da Central de Material e Esterilização (CME) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf). A iniciativa marca um novo ciclo de qualificação da infraestrutura da unidade, que é referência em média e alta complexidade para 53 municípios da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estão sendo investidos no Hospital Universitário R$ 14 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana. Os recursos fazem parte de um esforço do Governo Federal para ampliar a infraestrutura do HU-Univasf, reduzir a superlotação, garantir a qualidade do atendimento pelo SUS e apoiar a formação de estudantes e residentes nas universidades federais.

Segundo o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, entre os 45 hospitais da Rede, o HU-Univasf é uma das cinco instituições de porta aberta, atendendo cerca de 2 milhões de habitantes. Sobre os investimentos do PAC, Chioro explicou: “Serão usados para construir e reformar praticamente todo o Bloco Cirúrgico e toda a CME, que é o coração da área cirúrgica de um hospital referência em neurocirurgia e traumato-ortopedia”.

Ampliação e modernização

A obra vai ocupar aproximadamente 1.570 m², sendo cerca de 870 m² de reforma da estrutura existente e 700 m² de construção de novas áreas. O projeto inclui modernização das instalações elétricas, hidrossanitárias, sistemas de climatização (HVAC), gases medicinais, prevenção e combate a incêndio, além de adequações de acabamento e sistemas de comunicação, garantindo plena funcionalidade dos ambientes.

A contratação também prevê fornecimento, instalação e comissionamento completo dos sistemas necessários ao funcionamento das áreas reformadas e ampliadas, assegurando que os ambientes estejam plenamente operacionais ao final da obra.

O superintendente em exercício do HU-Univasf, Ricardo Santana de Lima, destacou a importância da visita do ministro e do presidente da Ebserh. “Isso demonstra o compromisso que o Governo Federal tem com a melhoria da assistência às pessoas da região e na melhor formação de profissionais nas residências médicas e multiprofissionais, bem como no desenvolvimento de pesquisa aplicada na região”, pontuou.

Impacto na formação e na gestão hospitalar

A qualificação da infraestrutura impacta diretamente o ambiente de ensino e aprendizagem, além de contribuir para melhores condições de trabalho para as equipes assistenciais. “O Hospital Universitário da Univasf continua formando alunos de graduação e mais de 200 residentes, produzindo pesquisa e conhecimento comprometidos com as necessidades do SUS, garantindo que ensino e cuidado caminhem juntos”, destacou Arthur Chioro.

O reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, reforçou: “A Universidade atua não só na formação acadêmica, mas também na atenção à saúde da população. Essa aproximação é fundamental para seguirmos aprimorando nossa missão institucional. Mais do que anúncios importantes, esse momento permite apresentar nossa realidade, compartilhar demandas e construir soluções conjuntas para fortalecer a Universidade e o HU”.

Verifique também

Polícia Militar erradica mais de 31 mil pés de maconha durante operação na zona rural de Orocó

Policiais militares da Polícia Militar de Pernambuco, por meio das equipes da 2ª Companhia Independente …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online