Lula inaugura maquete da Transposição do Rio São Francisco no Palácio do Planalto

Brasília (DF) – A maquete física e digital do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), a maior obra de infraestrutura hídrica do país, foi entregue nesta quinta-feira (18), no Palácio do Planalto pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A iniciativa atende a uma solicitação do presidente da República e tem como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre a dimensão, a complexidade e a importância estratégica do projeto para o Nordeste brasileiro.

Na cerimônia de entrega, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, apresentou as versões física e digital da maquete para o presidente Lula. “Eu pedi essa maquete ao ministro Waldez para que as pessoas conheçam a magnitude da obra de transposição do Rio São Francisco. Essa obra está se transformando na maior obra hídrica do mundo”, disse o presidente.

O ministro Waldez detalhou as informações representadas na maquete. “São 477 quilômetros, se somarmos só o Eixo Norte e o Eixo Leste. Os ramais adicionais, como o do Salgado e do Apodi, totalizam mais 1.400 quilômetros. E de adutoras temos 15 mil quilômetros. São números impressionantes e transformadores. O total de pessoas beneficiadas deve chegar a mais de 17 milhões”, informou.

Maquete tem área total de 30 metros quadrados

Com área total de 30 metros quadrados, peso aproximado de 600 quilos e formada por dez módulos, a maquete física representa, de forma detalhada, toda a infraestrutura da transposição do Rio São Francisco, desde a captação de água em Cabrobó (PE) até a chegada ao Rio Grande do Norte. O modelo reproduz canais, estações de bombeamento, reservatórios, túneis e demais estruturas do empreendimento. Para garantir melhor visualização dos elementos, foi aplicada uma distorção de 30% na topografia vertical e ampliada a escala das obras em relação ao relevo.

Além da versão física, o projeto inclui uma maquete digital tridimensional que apresenta 70 obras, com informações técnicas detalhadas, dados de vazão das estações de bombeamento e registros fotográficos. A proposta prevê uma viagem de balão pelos pontos interativos integrados à maquete física e experiências imersivas, como passeios virtuais pelas estruturas do sistema, ampliando o acesso ao conteúdo e a compreensão do funcionamento da transposição.

O presidente Lula embarcou na viagem de balão pelas estruturas das obras e ressaltou a grandiosidade da transposição do Velho Chico. “Vocês não têm noção de como é bonito isso aqui. É uma coisa fantástica e indescritível. Vocês têm que ver a magnitude disso”, disse Lula.

A sugestão do presidente é que a maquete seja levada ao Congresso Nacional para que os parlamentares conheçam melhor a obra da transposição. Presente na cerimônia, o deputado e presidente da Câmara, Hugo Motta, também fez a viagem virtual de balão e reafirmou a grandeza da infraestrutura. “É muito importante levar essa maquete para o Congresso para mostrar como essa obra foi redentora para os estados do Nordeste”, afirmou Hugo Motta.

A ação é coordenada pelo MIDR, com apoio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e do Ministério da Cultura (MinC), e integra uma estratégia de valorização do Projeto de Integração do Rio São Francisco e das manifestações culturais associadas à região atendida. Após a exposição inicial no Palácio do Planalto, a maquete deverá percorrer diferentes locais do país, em programação a ser definida.

Sobre o PISF – O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui 477 quilômetros de extensão e beneficia mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Dividido nos eixos Norte e Leste, o sistema conta com centenas de quilômetros de canais e estruturas que permitem elevar a água a mais de 200 metros de altura, garantindo abastecimento a regiões historicamente afetadas pela escassez hídrica.

Verifique também

Moradores improvisam sinalização após retirada de tampa de bueiro na Avenida Wilson Cavalcanti, na Vila Marcela

Moradores da Avenida Wilson Cavalcanti no bairro Vila Marcela em Petrolina, voltaram a denunciar a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online