Pernambuco registra 29.023 casos prováveis de dengue e confirma 118 notificações de febre Oropouche

Pernambuco contabiliza 29.023 casos prováveis de dengue e 118 casos confirmados da febre Oropouche. Os dados são do mais recente Informe Epidemiológico de Arboviroses, divulgado nesta quarta-feira (7).

O documento contém números das semanas epidemiológicas de 1 a 31, que correspondem ao período de 31 de dezembro de 2023 a 3 de agosto deste ano.

Do total de casos prováveis de dengue, 8.327 já foram confirmados. Os demais estão sendo investigados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que notificou 152 casos graves e 10 mortes pela doença.

A incidência é de 320,4 casos prováveis de dengue por 100 mil habitantes. O documento aponta que o número de casos prováveis da doença é 425,4% maior quando comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram notificados 5.524 casos.

O levantamento aponta que a maior incidência dos casos prováveis de dengue foi notificada em mulheres da faixa etária de 20 a 29 anos.

Nesta nova publicação, 55 municípios pernambucanos configuram baixa incidência para casos de dengue, 68 localidades apresentam incidência média e 62 cidades aparecem com alta incidência de casos.

Segundo a SES-PE, até o momento, 37 óbitos já foram descartados para arboviroses e outros 30 seguem em investigação.

Oropouche

Pernambuco possui, atualmente, 118 casos confirmados da febre Oropouche. Entre eles, um óbito fetal causado por transmissão vertical, que acontece quando o vírus é passado da mãe para o bebê, durante a gestação ou parto.

A confirmação do óbito fetal foi feita na última sexta-feira (2), pelo Ministério da Saúde. A grávida tem 28 anos e estava na 30ª semana de gestação.

Até o momento, o vírus Oropouche foi identificado em pacientes dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Moreno, Itamaracá e Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.

Também foi identificado em Jaqueira, Pombos, Água Preta, Maraial, Rio Formoso, Catende e Sirinhaém, na Mata Sul; Timbaúba, Itaquitinga, Macaparana e Aliança, na Zona Norte, e Bonito e Garanhuns, no Agreste.

Chikungunya e Zika

O Informe Epidemiológico de Arboviroses também traz 4.678 casos prováveis de Chikungunya, sendo 1.184 deles já confirmados. A incidência é de 51,6 casos por 100 mil habitantes.

Além disso, o documento também aponta que Pernambuco investiga 235 casos prováveis de Zika, sendo 44 deles em mulheres grávidas. Nenhum caso foi confirmado até o momento.

Verifique também

No Agreste, Governo de Pernambuco garante mais 650 regularizações fundiárias em Brejo da Madre de Deus

Os moradores da comunidade Boa Esperança, no município de Brejo da Madre de Deus, Agreste …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *