Odacy Amorim e sua última chance na política

Odacy Amorim (Avante) esteve filiado ao PT nos últimos 13 anos. Foi candidato a prefeito de Petrolina em 4 eleições (2012/2016/2020/2024), reeleito deputado estadual em 2014 e, em 2018 disputou sem êxito uma vaga na Câmara Federal. Já em 2022, tentou retornar à Assembleia Legislativa de Pernambuco e mais uma vez foi derrotado.

Odacy foi aliado de Fernando Bezerra Coelho até o início do ano de 2012; com FBC Amorim foi vice-prefeito e chegou a comandar a administração da maior cidade do sertão por dois anos. Fernando foi essencial para a projeção estadual de Odacy Amorim; foi FBC quem apadrinhou sua candidatura de deputado estadual pelo PSB em 2010.

O ex-deputado saiu de uma disputa amargando derrota, ficou com a 4ª votação entre os postulantes ao cargo de prefeito de Petrolina em 2024. Entre os 6 candidatos, Odacy ficou à frente apenas de Dr. Marcos (AGIR) e Maria Clara (UP), Simão Durando foi reeleito com quase 100 mil votos a mais que o ex-prefeito Odacy.

Ao analisar as últimas disputas eleitorais de Odacy Amorim, chegamos à conclusão de que o pleito de 2026 será a última chance do ex-deputado para se manter na política. A única vez que Odacy ampliou sua votação foi em 2014, levando em consideração a eleição de 2010. Ele foi eleito para o primeiro mandato com 43.104 votos e reeleito para o segundo com 61.772 votos.

Na eleição de 2018, Odacy fez dobradinha com a própria esposa; ele foi candidato a deputado federal e Dulcicleide Amorim a deputada estadual. Dulci foi eleita com 22.357 votos; Odacy não conseguiu mandato federal e saiu do pleito com apenas 40.050 votos. A votação de Odacy para deputado federal foi inferior à sua primeira disputa em 2010, quando foi eleito deputado estadual.

A mais recente disputa estadual de Odacy Amorim escancarou seu desgaste político; a dobradinha foi invertida, com ele tentando retornar à Alepe e sua esposa, a uma vaga na Câmara Federal. As votações da dupla mostram que Odacy vai ter que rever suas estratégias políticas, ou vai sair do pleito de 2026 bem menor do que quando entrou há 16 anos.

O Avante trabalha com a possibilidade de eleger ao menos 2 deputados federais; o deputado Waldemar Oliveira será o mais votado, ninguém tem dúvidas quanto a isso. Resta saber quem vai ficar com a segunda votação e torcer para carimbar o passaporte para a Câmara Federal; pelo menos três nomes entram nessa disputa: o próprio Odacy e ainda Manuca e Eliane.

Verifique também

EUA retiram punições a Moraes e esposa pela Lei Magnitsky

O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta sexta-feira (12/12), que retirou punições ao ministro Alexandre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online