Lula defende redução de emissões de gases de efeito estufa e exalta participação social na COP 30

Em Belém, presidente apresentou balanço das negociações do evento, acompanhado pelo presidente da Conferência, André Corrêa do Lago, e da ministra Marina Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou na quarta-feira (19/11) um balanço das negociações da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP 30), em Belém, capital do Pará. Durante a ocasião, Lula defendeu que as lideranças globais assumam metas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Iniciada no dia 10 deste mês, a COP 30 será realizada até sexta-feira (21).

“É preciso que as pessoas tenham consciência que todo mundo tem que ter muita responsabilidade. E é por isso que nós colocamos a questão do Mapa do Caminho. Porque é preciso a gente mostrar para a sociedade que nós queremos, sem impor nada a ninguém, sem determinar o prazo, que cada país seja dono de determinar as coisas que ele pode fazer dentro do seu tempo, dentro das suas possibilidades. Mas nós estamos falando sério. É preciso que a gente diminua as emissões de gases de efeito estufa”, ressaltou Lula.

O Mapa do Caminho é uma proposta do Brasil na COP 30, que define planos de ação e metas concretas para a redução do uso de combustíveis fósseis em todo o mundo.

Lula abordou o desafio que foi levar a conferência para uma cidade que não costuma sediar grandes eventos mundiais. “Eu, desde o início, não tinha dúvida que a gente ia fazer a melhor COP de todas as COPs que foram realizadas até agora”, disse. “Era muito importante para nós colocar a Amazônia como ela é, do jeito que ela é, na cabeça dos povos do mundo inteiro”, explicou. “Hoje, as pessoas conhecem que não só existe uma cidade chamada Belém, onde nasceu Jesus Cristo, mas que existe também a Belém do Pará, do povo brasileiro, um povo extraordinariamente simpático, agradável e generoso”, completou.

Verifique também

Governadora Raquel Lyra celebra anúncio da Stellantis de produção de carro elétrico da Leapmotor em Goiana, a primeira fora da China, após intensa articulação do Estado

Pernambuco fará história ao se tornar o primeiro lugar do mundo a produzir veículos elétricos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online