Os nomes vistos como potenciais candidatos ao Governo de Pernambuco para as eleições de 2026 são o de Raquel Lyra (PSD) e João Campos (PSB), Raquel vai tentar a reeleição e João recolocar os socialistas no comando administrado de um dos mais importantes Estados da Federação. Fora da disputa pelo Governo do Estado nas últimas 4 eleições, o PT terá papel importante no pleito e por essa razão vem sendo cortejado por ambos os postulantes.
O PT de Pernambuco tem dois Senadores da República, Humberto Costa que está no segundo mandato e Teresa Leitão a primeira mulher a garantir essa vaga em toda história do Estado. Mesmo apoiando para governador uma candidatura que já nasceu cambaleando em 2022, a força do partido de Lula conseguiu a proeza de eleger Teresa, pouco conhecida no Estado. Isso mostra a força do exército vermelho.
Humberto tem nome cotado para disputar a reeleição para o Senado em 2026, amigo proximo de Lula o senador contará com o apadrinhamento do principal comandante da legenda. Até esse momento o PT não definiu apoio a nenhum dos pré-candidatos ao Governo, certo mesmo é que a legenda não terá candidato próprio na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas. Isso contribui para que aliados de Raquel e de João, alimentem a ideia de contar com apoio do PT.
O PT chega em 2026 numa posição altamente confortável para definir apoio nas eleições, tem o Presidente da República como forte cabo eleitoral e um exército de militantes aguerridos. É claro que Lula espera contar com dois palanques para sua reeleição, mesmo com João e Raquel declarando apoio a Lula o partido em Pernambuco vai ter que optar por um dos dois. Uma ala do PT prefere Raquel, já outra ala não esconde o desejo de marchar com João.
O PT já é atualmente a ‘Cereja do Bolo’ das eleições de 2026 em Pernambuco, lembrando que a prioridade para os petistas é a reeleição do Presidente Lula. A inevitável polarização nacional será fator importante para decisões estaduais da legenda, em Pernambuco não será diferente e é por essa razão que as lideranças ainda não definiram apoio para Governador do Estado. Enquanto isso, a cereja continua sendo sonhada tanto por Raquel quanto por João.
Blog do Didi Galvão

