Pernambuco registra quinto mês seguido de queda nos roubos a coletivos

Com atuação integrada da Força-Tarefa (FT) Coletivos, Estado alcança -54,9% em agosto, marcando, assim, a maior redução do ano

Pernambuco segue consolidando uma tendência positiva no enfrentamento à criminalidade dentro do transporte público. Pelo quinto mês consecutivo, os registros de roubos a coletivos apresentaram queda significativa, resultado da Força-Tarefa (FT) Coletivos, que vem reforçando a segurança de motoristas e passageiros que dependem diariamente desse serviço essencial.

O destaque mais recente é o mês de agosto, que alcançou a maior redução de 2025, tanto em termos percentuais quanto absolutos: -54,9% em relação ao mesmo período de 2024. O número de ocorrências caiu de 71 para 32, o que representa 39 crimes a menos cometidos contra a população. De acordo com o coronel PM Alexandre Tavares, gerente-geral do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), o desempenho confirma a eficácia do planejamento das forças de segurança. “O mês de agosto apresenta a maior redução em termos percentuais e também absolutos. Saímos de 71 casos em 2024 para 32 em 2025. E seguimos focados no combate ao roubo em coletivos”, afirmou.

A diminuição expressiva dos roubos reflete não apenas nos indicadores criminais, mas principalmente na tranquilidade de milhares de usuários que utilizam os ônibus todos os dias. A continuidade dessa redução demonstra o fortalecimento da FT Coletivos, que alia ações ostensivas da Polícia Militar (PMPE), investigações qualificadas da Polícia Civil e parcerias estratégicas com o Consórcio de Transporte Metropolitano, Urbana-PE e outros órgãos de apoio. A Operação Transporte Seguro, conduzida pela PM, foi reforçada com a chegada de novos soldados, permitindo ampliar a presença de efetivo nas ruas e no acompanhamento dos coletivos. Paralelamente, a Polícia Civil intensificou as investigações, resultando em prisões de criminosos reincidentes que atuavam nos mesmos corredores de ônibus.

Ainda segundo o coronel Tavares, os resultados são fruto da soma de esforços. “As parcerias com o Consórcio de Transporte Metropolitano, com a Urbana e outros órgãos têm trazido bons frutos. A junção de todas essas ações é a principal causa para alcançarmos resultados tão expressivos”, destacou.

No acumulado de janeiro a agosto de 2025, o Estado já contabiliza uma redução de -16,7% nos roubos a coletivos em comparação com o mesmo período do ano passado. Os números apontam para uma tendência consistente, resultado de um trabalho planejado, monitorado e ajustado constantemente pelas forças de segurança. A manutenção dessa queda consecutiva fortalece a atuação e demonstra o compromisso das instituições que compõem o sistema de defesa social.

Verifique também

“Que seja tudo tranquilo”, diz Múcio sobre 7 de setembro

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse à CNN acreditar que os eventos previstos para o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online