Nesta sexta-feira (9), Silvana Maria, mãe do recém nascido João Valentin, procurou o Blog Petrolina em Destaque para reclamar do atendimento médico ao seu filho no Hospital Dom Malan, em Petrolina (PE).
Ela relatou que o bebê está com bronquiolite e após uma pequena melhora foi retirado da sala vermelha e agora estaria dividindo o quarto com outros pacientes, situação que a preocupa e principalmente pela ‘gambiarra’ que fizeram para que o bebê pudesse respirar.
Em nota, o Hospital Dom Malan esclareceu que “o paciente, recém-nascido de iniciais S.M.G., foi admitido em 05/05/2025 com diagnóstico de Bronquiolite Viral Aguda. Devido ao desconforto respiratório na admissão, iniciou-se ventilação não invasiva (VNI) acoplada ao ventilador mecânico.
O paciente apresentou sinais de melhora clínica, permitindo o mesmo fosse retirado da sala vermelha e encaminhado ao leito de observação, conforme protocolo institucional.
Ressalta-se que o CPAP nasal, apesar de confeccionado artesanalmente, é um procedimento de rotina em diversos serviços de saúde e não configura improvisação ou “gambiarra”.
O paciente segue em acompanhamento e recebendo os cuidados da equipe multidisciplinar.
Atualmente, nossa unidade encontra-se com 26 pacientes internados, correspondendo a uma taxa de ocupação de aproximadamente 144%, considerando que a capacidade instalada é de 18 leitos.
No momento, o paciente divide a sala de observação com 5 pacientes com o mesmo perfil clínico.”
Fonte: Petrolina em Destaque