Governadores e parlamentares reagem a decreto de Lula sobre uso da força policial

Após o decreto publicado pelo Ministério da Justiça, para regulamentar o uso da força por policiais, a medida virou alvo de críticas de governadores da oposição ao governo Lula.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), disse na rede social X que “o crime organizado celebra o grande presente de Natal recebido pelo presidente Lula”.

Para Caiado, o decreto garante mais liberdade de ação aos criminosos, promovendo a limitação das forças policiais.

O decreto impõe aos estados que, caso não sigam as diretrizes do governo do PT para a segurança pública, perderão acesso aos fundos de segurança e penitenciário. Trata-se de uma chantagem explícita contra os estados, que acaba favorecendo a criminalidade”, escreveu.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou à CNN que as diretrizes estabelecidas pelo governo são inconstitucionais.

Para Ibaneis, o decreto contraria o artigo 144 da Constituição Federal, que define quais são as corporações que integram as forças de segurança no Brasil.

“Interferência total. Uma pena que o governo federal, ou melhor, o presidente Lula não saiba seu espaço. Quem faz segurança pública são os estados”, disse.

A expectativa agora é quanto ao posicionamento dos ministros do STF, mesmo antes de serem provocados por algum partido politico ou por algum dos governadores.

Verifique também

Em qualquer situação justiça com as próprias mãos não vale a pena; vale ressaltar a resposta rápida das forças policiais de Pernambuco

As forças de segurança de Pernambuco tem dado respostas rápidas à sociedade acerca de diversos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online