O município de Cedro, localizado no Sertão Central do Interior de Pernambuco é conhecido por sua política quente e acirrada, costuma-se dizer que por lá a política nunca tem fim. Pois bem, fazendo jus ao dito popular, mesmo depois de um processo eleitoral bastante disputado, o clima na ‘Capital do Milho’ continua em rítmo de eleição.
A bola da vez, que vem deixando a população bastante entusiasmada é a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores, prevista para acontecer em 1ª de janeiro 2025.
Analisando o pós-eleição poderíamos afirmar que o grupo derrotado poderia facilmente, eleger o Presidente da Câmara, tendo em vista que a base da atual prefeita Marly Quental, conseguiu a maioria dos vereadores eleitos neste pleito. Mas como se fala no ditado popular, “tudo é possível na política”, principalmente na política da Capital do Milho.
Em outros pleitos, Cedro já vivenciou situações parecidas, onde vereadores eleitos por uma bancada romperam seus compromissos, e se tornaram presidente da casa legislativa com votos de seus adversários. Muito se fala desta eleição pelas ruas da cidade.
Segundo informações de bastidores e opiniões populares, alguns nomes já estão sendo cogitados para assumir e coordenar os trabalhos do Poder Legislativo, entre estes, vem ganhando força e se destacando na opinião popular o nome do jovem Tiago de Vilmar.
Ele é destaque entre os grupos políticos, e cogitado tanto pelo atual grupo de situação e oposição a vir a ser o próximo presidente do legislativo, o fato de ser cogitado por ambos os grupos se dar pela sua performance na eleição.
Outro nome que vem se destacando é o vereador reeleito, Carlinhos Novais, cogitado para concorrer à Presidência da Câmara, o que vem deixando o vereador em ‘saia justa’ é o seu vínculo com o atual presidente da câmara, Miguel Leite. Por esta razão, muito se fala em uma possível ruptura de Carlinhos com o grupo de Neguinho de Zé Arlindo.
Por outro lado, o atual presidente da câmara de vereadores, Miguel Leite, trabalha manobras políticas para continuar no comando do legislativo, já que tem força política suficiente para buscar aliados dentro do futuro grupo de oposição. Ele tem uma amizade consolidada com Carlinhos Novais onde juntos caminharam nas eleições de 2022, apoiando um deputado nas eleições estaduais.
Por último vem o vereador Almir Raimundo (Mika), até agora com futuro político incerto, já que participou das eleições fora dos palanques.
A população da cidade de Cedro está observando os próximos passos da política da ‘Capital do Milho’. Resta saber se o atual líder da futura oposição, Neguinho de Zé Arlindo, terá força suficiente para manter o grupo unido e sair vitorioso na eleição para Presidência da Câmara.
E você, qual sua opinião? Será novamente que Cedro vivenciará a famosa luta ‘Davi contra Golias’!