Querer mudar a data da Independência do Brasil é no mínimo querer mudar o foco de temas importantes que vem causando problemas a pessoas inocentes e incalculáveis prejuízos à Nação, o uso alarmante de drogas e a quantidade de gente pedindo esmolas seria um desses temas. O que deveríamos urgentemente era decretarmos a Independência de nossa gente das drogas e da fome, ainda tornarmos o País que conquistou sua Independência de Portugal livre da corrupção dos próprios brasileiros.
Com todo respeito aos brasileiros de todos os Estados, cada um com sua contribuição para que sejamos a Nação que somos hoje. No entanto, temos coisas bem mais importantes para priorizarmos nesse momento. Quem não tem hoje o que oferecer como oportunidade de futuro para o Brasil, que não venha buscar no passado o que possa justificar sua mesmice. Chega a ser inaceitável ver esse tipo de debate, é como se ainda estivéssemos querendo descobrir quem nasceu primeiro, se foi o ovo ou a galinha.
Não podemos ver com normalidade o fato de termos a maior reserva de água doce do mundo, ao mesmo tempo em que nossos irmãos passam sede morando a alguns Km de um rio. Ao invés de se preocuparem com mudança de data da Independência do Brasil, que tenhamos vergonha na cara para decretarmos a Independência dos sertanejos dos famigerados carros-pipa. A Independência de Portugal o Brasil já conquistou, queremos agora conquistar a Independência do que nos tornam escravos de nós mesmos.
Nunca seremos uma Nação livre se não nos livrarmos da corrupção, pois é ela que mantém os desocupados no poder. São esses desocupados que não querem a Nação verdadeiramente livre, porque, enquanto tiver drogado nas praças, homens e mulheres pedindo esmolas, famílias passando sede nas caatingas, são eles que chegam com o favor temporário. Favor esse que vem com a cara de bondade e vai manter o cidadão dependente do favor, sendo escravos dos beneficiados da corrupção.