Deputados dos EUA pedem a Trump punição severa contra Alexandre de Moraes

Os parlamentares aliados de Trump querem aplicar Lei Magnitsky contra ministro do STF, alegando ameaça aos EUA

Os deputados norte-americanos filiados ao partido deDonald Trump enviaram uma carta ao presidente dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (20), pedindo a aplicação de sanções contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida seria tomada com base naLei Magnitsky, que proíbe a entrada dos sancionados em solo americano e impede qualquer transação financeira com cidadãos e empresas dos EUA.

O pedido foi assinado pelos parlamentares Maria Elvira Salazar e Rich McCormick. No texto, eles afirmam que Moraes representa uma ameaça crescente para os Estados Unidos e solicitam proibições imediatas de visto e penalidades econômicas contra o ministro.

Sanções vão além da perda de visto

A carta enviada a Trump representa uma escalada nas pressões por sanções ao ministro brasileiro. A ideia de usar aLei Magnitsky já havia sido ventilada por Elon Musk,que mantém contato com Trump na Casa Branca. Agora, o tema conta com apoio público de congressistas republicanos.

Caso a sanção seja aprovada, Moraes não só seria proibido de entrar nos Estados Unidos, como também teria qualquer patrimônio bloqueado no país e ficaria impedido de realizar transações com instituições e cidadãos americanos.

O que é a Lei Magnitsky?

ALei Magnitsky foi sancionada durante o governo deBarack Obama e permite que os Estados Unidos punam estrangeiros acusados de violar direitos humanos. A lei foi criada após a morte do advogado russo Sergei Magnitsky, que morreu na prisão em 2009 após investigar um esquema de corrupção envolvendo autoridades da Rússia.

Em 2016, o Congresso americano aprovou uma versão global da norma, o Global Magnitsky Human Rights Accountability Act, que amplia o alcance das sanções para qualquer país. A aplicação da lei é decidida diretamente pelo presidente dos EUA, com base em “evidências confiáveis”.

As punições previstas incluem:

Congelamento de bens e recursos financeiros em solo americano;

Proibição de negócios com empresas e cidadãos dos EUA;

Proibição de entrada nos Estados Unidos.

O nome de Alexandre de Moraes agora está sob análise do governo de Trump, que pode, a seu critério, determinar se o ministro será alvo da legislação. Caso a medida seja adotada, Moraes integrará uma lista de autoridades estrangeiras já sancionadas por Washingtonsob acusações de abusos de direitos humanos.

Verifique também

Soltura de jumentos às margens de rodovia entre Remanso e Pilão Arcado, no Sertão da Bahia, causa revolta

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a soltura de jumentos às margens da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online