Entrevistadores lembraram que Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito foi aprovada e sancionada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro
Materia ‘O Tempo’
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou, na noite de sábado (9/8), um vídeo em suas redes sociais para rebater o comentarista Octavio Guedes, da GloboNews. Segundo Zema, o jornalista exibiu apenas parte de uma resposta sua, “induzindo a interpretação de quem assiste” e contrariando, segundo ele, o princípio jornalístico de dar espaço para o outro lado.
A entrevista em questão foi ao ar na sexta-feira (8/8), no programa “GloboNews Mais”, com participação de Guedes e da jornalista Julia Dualibi. Durante o debate, Zema criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo julgamento de envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, dizendo que nunca tinha visto alguém “ser condenado a 17 anos de prisão por sentar numa cadeira” ou “a 14 anos por pichar com batom”. Ele acusou o STF de “querer holofote”.
Julia lembrou que as penas aplicadas seguem a Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro. “Aprovada por Bolsonaro”, reforçou Guedes.
Em outro momento, Zema questionou se, durante a invasão ao Congresso e ao STF, “alguém foi morto ou sofreu atentado”. Julia respondeu que a lei trata de “tentar um golpe de Estado”, não de matar. Quando o governador citou o histórico político dos réus, Guedes retrucou: “A lei não exige antecedentes para esse tipo penal”. Zema encerrou: “Tá certo, então”.
Guedes publicou em seu Instagram esse trecho do programa, que teve mais de 45 mil curtidas. Zema reagiu, acusando o jornalista de omitir sua defesa completa e lamentando “ver o jornalismo se apoiar em meias verdades”. No vídeo publicado, o governador afirma reconhecer a necessidade de punição, mas considera as penas exageradas e aponta “dois pesos e duas medidas” na Justiça, citando casos de corrupção durante os governos do PT que, segundo ele, não receberam a mesma severidade.
Antes da reclamação de Zema, Guedes já havia feito uma nova postagem com a resposta completa do governador. “Tá certo então. De toda maneira, a minha visão é que está tendo excessos, né? Tivemos lá uma manifestação com depredação? Tivemos sim. As pessoas precisam ser punidas? Precisam sim, mas não da forma que estão sendo. Me parece que estão levando a lei ao pé da letra e por que que a nossa justiça descondensou aquela quantidade de pessoas que declaradamente confessadamente com provas materiais roubaram bilhões há pouco tempo e mensalão, lava Jato etc? Então, me parece que tá tendo dois pesos e duas medidas. Cadê as investigações do escândalo dos velhinhos agora recente? Tá tudo sendo direcionado para alguns. Se for pra punir exemplarmente vamos punir todos então exemplarmente. Por que os ex-dirigentes do PT estão todos soltos aí? E prova material é o que não falta contra eles. Então, se a lei tem que ser aplicada que seja a todos”, declarou.