Yuri Romão é reeleito presidente do Sport para o biênio 2025/2026

Yuri Romão foi reeleito nesta segunda-feira (16) para o cargo de presidente do Sport. Atual mandatário do Leão, o candidato da chapa “É daqui pra cima” (número 20), com Raphael Campos como vice-presidente, venceu nas eleições presidenciais para o biênio 2025/2026 a chapa “Leões pela Mudança – Profissionalização e Coragem Para Vencer!” (número 10), que teve o advogado Rafael Arruda como postulante ao posto máximo do Executivo e Matheus Souto Maior de vice. O ganhador do pleito, que teve 2.168 votantes no geral (2.142 válidos), somou 1.770 votos (81,6%) contra 371 do grupo derrotado (17,1%), além de 26 nulos e um branco (1,3%).

Votação: Romão foi o primeiro a chegar na sede do clube, na Ilha do Retiro, votando por volta das 9h. Arruda chegou logo depois, às 10h. A votação seguiu até às 18h. Dos quase 40 mil associados do Sport, apenas 13.535 estavam aptos a votar – tinham de ser maiores de 18 anos, adimplentes e presentes no quadro de associados até o dia 16 de dezembro de 2023. A Comissão Eleitoral foi composta por Sílvio Pessoa de Carvalho Junior (presidente), além dos membros Pedro Henrique Braga Reynaldo Alves e Marcelo Farias.

Histórico: Yuri Romão, de 55 anos, assumiu a presidência do Sport em outubro de 2021, quando o então mandatário do clube, Leonardo Lopes, pediu licença do cargo – oficializando a saída três meses depois. Em dezembro de 2022, o mandatário candidatou-se a presidente pela primeira vez, vencendo Luciano Bivar no pleito. No comando do Leão no período, Romão conquistou dois títulos do Campeonato Pernambucano (2023-2024) e um acesso à Série A, neste ano. No Conselho Deliberativo, Ademar Regueira e César Caúla venceram o pleito para os cargos de presidente e vice, respectivamente.

O presidente, vale salientar, foi o último a ser eleito via Assembleia Geral de Sócios. O Sport fez uma reforma no estatuto e, a partir de 2027, não existirá mais o cargo de chefe do Executivo, sendo substituído por um Conselho de Administração. O órgão será composto por um presidente, um vice e três conselheiros.

O grupo terá mandato de três anos, sem possibilidade de reeleição consecutiva para a presidência. Será dele a responsabilidade de escolher o Chefe Executivo Oficial (CEO). A alteração abre possibilidade também para o Sport se tornar uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF), em caso de aprovação do Conselho Deliberativo e de uma Assembleia Geral Extraordinária.

Números finais da eleição do Sport:
Rafael Arruda (chapa 10):  371
Yuri Romão (chapa 20): 1.770
Nulo: 26
Branco: 1
Votos: 2.168 – 2.142 válidos

FolhaPE

Verifique também

Obras de requalificação do canal do Vale do Grande Rio entram em nova fase neste mês

Quem vive nas proximidades do canal do bairro do Vale do Grande Rio, em Petrolina, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online