Inteligência Artificial foi um dos temas mais abordados no evento devido à sua relevância cada vez maior
Após três dias intensos de troca de conhecimento, o XX Congresso Internacional de Inovação na Educação encerrou suas atividades na última sexta-feira (20). O evento, realizado no Recife Expo Center, reuniu grandes nomes nacionais e internacionais, com a presença de palestrantes de peso como Fabrício Carpinejar, José Pacheco, Santiago Uribe, Claudia Costin, Cesar Callegari, Luiz Felipe Pondé, Eliane Potiguara, Rossandro Klinjey, Gabriel Chalita e José Manuel Moran. Ao todo, foram realizadas 2.904 inscrições, sendo 1.844 presenciais e 1.060 online, abrangendo 21 estados brasileiros. O Congresso também contou com a participação de quatro palestrantes internacionais.
Durante o evento, foram apresentados 91 trabalhos, 41 artigos e promovidas 130 palestras. Ao todo, 250 atividades. O público pôde participar de oficinas, lançamento de livros, ideathons e apresentações culturais. Três arenas educacionais temáticas — Arena Futurismo e Inovação, Arena Identidades e Arena Insights — foram o palco de discussões e reflexões sobre o futuro da educação.
Promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, com o apoio do Sebrae-PE, o Congresso reafirmou seu papel como um dos mais relevantes encontros de educação no Brasil. O presidente do Sistema Fecomércio, Bernardo Peixoto, agradeceu a todos os envolvidos na organização e realização do evento. “Muito obrigado por acreditar na instituição. Esse ano foi um novo sistema e vamos melhorar a cada ano. Espero que possamos voltar para casa um pouco melhor do que chegamos aqui. O lema do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac é servir e que assim possamos fazer”, afirmou Peixoto, demonstrando sua confiança no crescimento contínuo do Congresso.
A Inteligência Artificial (IA) foi um dos temas mais abordados no evento devido ao seu crescente impacto em diversas áreas, especialmente na educação. O uso da IA na sala de aula, como muitos palestrantes abordaram, tem o potencial de transformar práticas pedagógicas, personalizar o ensino e otimizar o aprendizado, possibilitando novas formas de interação entre professores, alunos e conteúdos.
Além do foco em inovação tecnológica, o Congresso trouxe reflexões profundas sobre a necessidade urgente de transformar a forma de ensinar e aprender. Palestras abordaram os desafios enfrentados pelos educadores em tempos de ansiedade crescente entre os alunos, a importância da educação na luta indígena e como garantir que o sistema educacional se transforme para atender às demandas contemporâneas.
Para a professora Rosângela da Silva Dantas, da Escola Noemi Guerra, em Moreno, na Região Metropolitana do Recife, o Congresso foi “fantástico”. Ela destacou a relevância dos temas discutidos, especialmente a ênfase na Inteligência Artificial e nas questões ambientais. “A IA é algo bem curioso e que, ao mesmo tempo, preocupa”, comentou Rosângela, que considerou as palestras uma grande oportunidade para refletir sobre esses desafios no contexto educacional atual.