XX Congresso Internacional de Inovação na Educação encerra com quase 3 mil participantes e discussões impactantes

Inteligência Artificial foi um dos temas mais abordados no evento devido à sua relevância cada vez maior

Após três dias intensos de troca de conhecimento, o XX Congresso Internacional de Inovação na Educação encerrou suas atividades na última sexta-feira (20). O evento, realizado no Recife Expo Center, reuniu grandes nomes nacionais e internacionais, com a presença de palestrantes de peso como Fabrício Carpinejar, José Pacheco, Santiago Uribe, Claudia Costin, Cesar Callegari, Luiz Felipe Pondé, Eliane Potiguara, Rossandro Klinjey, Gabriel Chalita e José Manuel Moran. Ao todo, foram realizadas 2.904 inscrições, sendo 1.844 presenciais e 1.060 online, abrangendo 21 estados brasileiros. O Congresso também contou com a participação de quatro palestrantes internacionais.

Durante o evento, foram apresentados 91 trabalhos, 41 artigos e promovidas 130 palestras. Ao todo, 250 atividades. O público pôde participar de oficinas, lançamento de livros, ideathons e apresentações culturais. Três arenas educacionais temáticas — Arena Futurismo e Inovação, Arena Identidades e Arena Insights — foram o palco de discussões e reflexões sobre o futuro da educação.

Promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, com o apoio do Sebrae-PE, o Congresso reafirmou seu papel como um dos mais relevantes encontros de educação no Brasil. O presidente do Sistema Fecomércio, Bernardo Peixoto, agradeceu a todos os envolvidos na organização e realização do evento. “Muito obrigado por acreditar na instituição. Esse ano foi um novo sistema e vamos melhorar a cada ano. Espero que possamos voltar para casa um pouco melhor do que chegamos aqui. O lema do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac é servir e que assim possamos fazer”, afirmou Peixoto, demonstrando sua confiança no crescimento contínuo do Congresso.

A Inteligência Artificial (IA) foi um dos temas mais abordados no evento devido ao seu crescente impacto em diversas áreas, especialmente na educação. O uso da IA na sala de aula, como muitos palestrantes abordaram, tem o potencial de transformar práticas pedagógicas, personalizar o ensino e otimizar o aprendizado, possibilitando novas formas de interação entre professores, alunos e conteúdos.

Além do foco em inovação tecnológica, o Congresso trouxe reflexões profundas sobre a necessidade urgente de transformar a forma de ensinar e aprender. Palestras abordaram os desafios enfrentados pelos educadores em tempos de ansiedade crescente entre os alunos, a importância da educação na luta indígena e como garantir que o sistema educacional se transforme para atender às demandas contemporâneas.

Para a professora Rosângela da Silva Dantas, da Escola Noemi Guerra, em Moreno, na Região Metropolitana do Recife, o Congresso foi “fantástico”. Ela destacou a relevância dos temas discutidos, especialmente a ênfase na Inteligência Artificial e nas questões ambientais. “A IA é algo bem curioso e que, ao mesmo tempo, preocupa”, comentou Rosângela, que considerou as palestras uma grande oportunidade para refletir sobre esses desafios no contexto educacional atual.

Verifique também

Governadora Raquel Lyra comemora crescimento histórico do PIB do Estado durante encontro com vereadores pernambucanos em Triunfo

Crescimento no PIB ocorre devido ao comportamento das grandes atividades econômicas, com a liderança da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online