Você lembra em quem votou na última eleição?

O eleitor brasileiro precisa ser responsável com seu voto, fazer escolhas de acordo com suas convicções e definir prioridades que possam beneficiar toda uma coletividade.

Tenho 60 anos de idade, fiz agora em 21 de fevereiro. Com 12 anos já participava de campanhas eleitorais; em 1978 estava nas campanhas de Mansueto de Lavor para deputado estadual, Fernando Coelho para deputado federal e Jarbas Vasconcelos para senador.

Em 1982 já discursava em comícios eleitorais, pedia voto para Valdemir Nogueira (vereador), Valdemar Ramos (prefeito), Mansueto de Lavor (deputado federal), Cid Sampaio (senador) e Marcos Freire para governador, tudo isso como até hoje, ‘sem ódio e sem medo’. Deputado estadual, eu apoiei Fernando Bezerra Coelho, mesmo sendo de coligação adversária.

Estive nas campanhas pelas Diretas Já, acompanhei cada passo da eleição indireta de Tancredo Neves e, consequentemente, sua morte.

Em 1986 realizei o grande sonho de poder votar, fui às ruas e estive envolvido no chamado voto de cabo a rabo com Ranilson Ramos (estadual), Fernando Bezerra Coelho (federal), Mansueto de Lavor e Antônio Farias (senadores) e Miguel Arraes (governador) com a campanha ‘A esperança está de volta’.

No ano da promulgação da Constituição brasileira em 1988, também aconteceram eleições para escolha de prefeitos e vereadores. Em Cabrobó eu estive com Edy Ramos e Dr. Dermeval Menezes.

No ano seguinte teve eleição para presidente da República, a primeira após o Regime Militar. Estive com Mario Covas no primeiro turno, no segundo turno votei em Fernando Collor de Mello.

Vem mais uma disputa estadual. Em 1990, votei mais uma vez em Ranilson Ramos para deputado estadual e Fernando Bezerra Coelho para deputado federal, votei em José Queiroz para senador e Jarbas Vasconcelos para governador.

Já em 1992 foi tempo de grandes mudanças em vários municípios da região, inclusive em Cabrobó, com a vitória de João Freire de Carvalho (João de Né Grande). Eu votei em Gilson Ramos para vereador, minha escolha para prefeito nessa eleição foi Dr. Auricélio.

Na eleição de 1994 eu votei em Diniz Cavalcanti para deputado estadual e Osvaldo Coelho para deputado federal, votei ainda em Carlos Wilson e Maurilio Ferreira Lima para o Senado, Gustavo Krause para governador e Fernando Henrique Cardoso para presidente da República.

Na eleição municipal de 1996, estive com Eudes Caldas para vereador e Edgar Caldas para prefeito. Na eleição seguinte, em 1998, repeti 3 votos: Diniz e Osvaldo para deputado estadual e federal e Fernando Henrique para presidente. Meu senador nesta eleição foi José Jorge e o governador Jarbas Vasconcelos.

Em 2000 repeti os votos de 1996, votei em Eudes Caldas para vereador e Edgar para prefeito. Já em 2002 eu votei outra vez em Diniz Cavalcanti para deputado estadual; meu federal nesta eleição foi Gonzaga Patriota. Senadores foram Marco Maciel e Sergio Guerra e governador foi Jarbas. Presidente no primeiro turno, Ciro Gomes e, no segundo, José Serra.

Na eleição de 2004 foi uma disputa de 2 com uma terceira via; por eliminação, eu fiquei com a via 3. Até dei minha contribuição na coordenação da campanha, votei em Avelar Cordeiro para vereador e Mucio Freire para prefeito. Já em 2006 não votei no primeiro turno, estava em Manaus e apenas justifiquei. No segundo turno votei em Mendonça Filho para governador; para presidente votei em Geraldo Alkmin.

Aí vem a eleição de 2008, votei em Dr. Sizenando Freire para vereador e Dr. Auricélio Torres para prefeito. Na eleição de 2010 votei em Raimundo Pimentel, deputado estadual, e Fernando Filho, para deputado federal, Armando Monteiro e Humberto Costa para o Senado e Eduardo Campos para governador Presidente, votei em José Serra no primeiro e segundo turno.

Na eleição de 2012, que foi a primeira do Blog do Didi Galvão, que estreou em novembro de 2011, fizemos a cobertura do confronto entre Auricélio Torres e Antônio de Nestor em Cabrobó. Eu votei em Zezito Salú para vereador e Auricélio para prefeito.

Na eleição seguinte, em 2014, foi de grande tristeza por conta da morte do líder Eduardo Campos. Eu votei em Lucas Ramos para deputado estadual e Fernando Filho para deputado federal, votei ainda em Fernando Bezerra Coelho para senador e Paulo Câmara para governador. Para presidente fiquei com Aécio Neves no primeiro e no segundo turno.

Na eleição municipal de 2016, mais uma vez votei em Zezito Salú para vereador; o prefeito de minha escolha foi Marcilio Cavalcanti. Na eleição de 2018, mais uma vez votei em Lucas Ramos e Fernando Filho; votei em Jarbas e Mendonça Filho para o Senado, votei em Paulo Câmara para governador, votei em Bolsonaro no primeiro e segundo turno.

Em 2020 foi a primeira vez que Auricelio foi candidato a prefeito de Cabrobó mais uma vez. Essa foi a primeira eleição em que não votei nele de todas já disputadas por ele. Optei pela renovação total, votei em Galego de Nanai e meu vereador foi Marcos de Neuma.

Na eleição de 2022, mais uma vez votei em Bolsonaro para presidente, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Já para senador em Pernambuco, fiquei com André de Paula, votei ainda em Raquel no primeiro e no segundo turno. João Paulo Costa foi minha escolha para deputado estadual, assim como Waldemar Oliveira para deputado federal.

Agora chegamos na mais recente eleição; estamos falando da última, que foi em 2024. Você lembra em quem votou para vereador e prefeito de sua cidade? Quero aqui ressaltar que minhas escolhas sempre foram muito pessoais, levo vários aspectos em consideração e nunca pelo individualismo. Votei em Rony Russo para vereador e Galego de Nanai para prefeito. Encerro reafirmando compromisso com a melhor escolha, consciente de que sempre fiz a melhor escolha e, por essa razão, nunca me arrependi de nenhuma delas.

Verifique também

A Fonte de Eduardo secou no governo de Raquel Lyra

O Deputado Federal Eduardo da Fonte (PP) foi surpreendido com a decisão da governadora de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online