Magistrados fizeram comentários antes da sessão da quarta-feira, 6
A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos virou piada no Supremo Tribunal Federal. Enquanto aguardavam o início da sessão da quarta-feira, 6, os ministros do STF brincaram com a possibilidade de terem o visto americano cancelado pelo novo presidente norte-americano, que é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na sala estavam presentes os ministros Flávio Dino, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Kassio Nunes Marques e o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso. A brincadeira faz referência a um episódio ocorrido em setembro, quando parlamentares do Partido Republicano enviaram uma carta ao Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, solicitando a revogação de vistos de todos os ministros do STF.
Em setembro, cinco parlamentares norte-americanos, sendo quatro deputados e um senador, fizeram um pedido formal ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, para revogar os vistos de todos os ministros. Eles alegaram que os magistrados teriam usado os cargos para atacar a liberdade de expressão no Brasil, citando a decisão de Moraes de suspender o X.