Vistoria do Caminho das Águas começa neste domingo (25); Ministro da Integração visita Cabrobó e Terra Nova

Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional lidera comitiva que vai percorrer a trilha da Transposição do Rio São Francisco em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará

Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, dá início, neste domingo (25), ao grande evento intitulado Caminho das Águas, no sertão nordestino. A comitiva vai percorrer a trilha do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

A programação do Caminho das Águas começa com uma visita técnica à Estação de Bombeamento EBI-1, em Cabrobó (PE), ponto inicial do Eixo Norte do PISF. Concluída em 2015, a EBI-1 conta atualmente com dois conjuntos de motobombas, com capacidade de 24,8 m³/s, e passará por duplicação para quatro conjuntos, elevando a capacidade para 49 m³/s. A segunda parada será em Terra Nova (PE), para visita técnica à agricultura irrigada com as águas do PISF, junto à Barragem de Serra do Livramento, que possui capacidade máxima de 18,8 milhões de m³.

Na segunda-feira (26), a comitiva do Caminho das Águas acompanhará a inauguração do sistema de abastecimento de água em Mauriti (CE). No município, foram investidos cerca de R$ 69 milhões, com destaque para os sistemas de abastecimento das comunidades rurais de Palestina e Anauá.

A programação inclui também compromissos em Barbalha (CE) e Crato (CE), na terça-feira (27), com visita ao Cinturão das Águas — obra hídrica de 145 km de extensão, sob responsabilidade da SRH/CE, iniciada em 2013 e com 83,49% de execução até o momento. A estrutura beneficiará mais de 5 milhões de pessoas em municípios como Fortaleza, Juazeiro do Norte e outros atendidos pelos açudes de Orós e Castanhão.

A primeira etapa do Caminho das Águas termina em Salgueiro (PE), na quarta-feira (28), onde o presidente Lula assinará a Ordem de Serviço para a duplicação da Estação de Bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado. A intervenção ampliará a capacidade de 24,75 m³/s para 49 m³/s, beneficiando 237 municípios e cerca de 8,1 milhões de pessoas nos estados de PE, CE, PB e RN. Ainda na etapa final do Caminho das Águas, será inaugurado o trecho 1 do Ramal do Apodi, em Cachoeira dos Índios (PB), com 30 km de canal, além da Barragem de Redondo.

O presidente Lula e sua comitiva encerram a primeira etapa da viagem com um sobrevoo sobre o Ramal do Salgado, a partir de Ipaumirim (CE). A estrutura faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e beneficiará até 5 milhões de habitantes no estado do Ceará.

Assessoria de Comunicação Social do MIDR

Verifique também

Câmara de Vereadores de Santa Maria da Boa Vista conquista Selo Diamante de Transparência Pública, reconhecimento máximo concedido pelos Tribunais de Contas do Brasil

A Câmara de Vereadores de Santa Maria da Boa Vista conquistou, em apenas sete meses …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online