Vilmar é responsável pela maior diferença de votos entre candidatos a prefeito de Lagoa Grande

O município de Lagoa Grande é o ‘caçulinha’ do Conrio (Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco), atualmente é administrado pelo prefeito Vilmar Cappellaro (MDB) e tem a jovem Catharina Garziera como vice-prefeita. Catharina é candidata a prefeita com apoio do gestor municipal, ela representa a história da família Garziera que já governou o município por três oportunidades.

Lagoa Grande pertencia ao município de Santa Maria da Boa Vista, sendo emancipado em 1996 quando aconteceu a primeira eleição para prefeito. O então vice-prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Jorge Garziera saiu candidato contra Almir Leite e Luciano. Jorge levou a melhor e essa foi à eleição com a menor diferença de votos do candidato vencedor para o adversário, Jorge teve 3.223 votos (40%); Luciano ficou com 2.727 (33,85%) e Almir Leite a 3ª votação 2.106 votos (26,15%).

Jorge Garziera foi reeleito em 2000 com expressiva votação, tentou retornar em 2008 sendo impedido pela Justiça Eleitoral. Numa eleição contra o então prefeito Robson Amorim, Jorge colocou sua esposa, a empresária Rose Garziera, e venceu o pleito. Não teve êxito na tentativa de reeleição em 2012, a disputa foi contra Dhoni Amorim que é filho de Robson.

Em 2016 começa a história de Vilmar Cappellaro, até então eleitor com domicilio eleitoral de Petrolina. Vilmar vence a eleição de 2016 com apoio de Jorge Garziera, o derrotado no pleito foi o então prefeito Dhoni Amorim. Aí vem 2020 e após exitosa administração, Vilmar consegue a maior diferença entre candidatos em Lagoa Grande. O derrotado foi o jovem empresário Henrique Diniz, que hoje é o candidato a vice-prefeito na chapa da oposição.

No pleito de 2020 o então prefeito e candidato a reeleição Vilmar Cappellaro, saiu das urnas com a histórica votação de 79,25% do total de votos válidos apurados no pleito. Já o candidato Henrique, ficou com votação minúscula de apenas 20,75% do total de votos válidos apurados. Ao final foram validados 15.398 votos para prefeito, Vilmar ficou com 12.203 e Henrique com apenas 3.195 votos. A diferença em favor de Vilmar foi de 9.008 votos, contra o candidato a vice-prefeito Henrique Diniz.

Verifique também

Confira a agenda de Odacy da véspera e do dia da eleição do 1º turno

Na véspera do primeiro turno da eleição, sábado (5), o candidato do presidente Lula em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *