Vereadores participam de reunião no 5º BPM com Instrutores do Proerd

Por Afonso Lima

O vereador Diogo Hoffmann, relator da Comissão de Segurança Pública da Câmara de Vereadores de Petrolina, havia feito um registro em sessão sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, que no dia 29 de agosto completou 25 anos de bons serviços prestados à população, ajudando adolescentes e jovens a se manterem longe das drogas.

Ele falou que tinha interesse em conhecer como funciona o programa e, prontamente, o comandante do 5º BPM, Tenente-coronel Welber Charles Cavalcanti Gonçalves, que estava participando de uma audiência pública na Câmara de Vereadores, fez um convite para que ele visitasse o 5º BPM e conhecesse os instrutores do Proerd, sua origem e funcionamento.

O vereador Diogo Hoffmann convidou todos os vereadores para participarem da reunião e, na última quarta-feira, acompanhado dos vereadores Capitão Alencar, Marquinhos Amorim, Júnior Gás, e das vereadoras Maria Helena de Alencar e Cláudia Ferreira, foi recebido no 5º BPM pelo comandante Weber Charles e pelos instrutores do Proerd:

Sargentos Rocha, Tadeu e Larissa, além do Tenente Eugênio Neto – Coordenador de Articulação Social do 5º BPM.

O sargento Rocha, Instrutor do Proerd desde 2010, fez um relato sobre a história do programa, como ele chegou ao Brasil e como foi implantado em Pernambuco e em Petrolina. Explicou que é um programa que visa à prevenção do uso de drogas e da violência entre crianças e adolescentes, com base no modelo D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), criado nos Estados Unidos em 1983. Disse ainda que o Proerd chegou ao Brasil em 1992, por meio da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que o adaptou à sua realidade.

Em Pernambuco, a Polícia Militar implementou o programa no ano 2000. O trabalho é desenvolvido pela corporação sob a coordenação da DASDH – Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos da PMPE e pela Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária da Secretaria de Defesa Social, tendo como objetivo atender a juventude pernambucana e aproximar a polícia da comunidade, da escola e das famílias.

Acrescentou que as aulas do Proerd são ministradas por policiais militares devidamente capacitados, abordando a temática da resistência às drogas e acolhendo adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Ressaltou também que os instrutores se aproximam dos estudantes visando não apenas afastá-los da violência, mas também fortalecendo sua autoestima e confiança para mantê-los longe das drogas.

O sargento Rocha, juntamente com os outros instrutores, afirmaram que o Proerd foi implantado em Petrolina em 2006 e intensificado em 2011, atendendo também aos municípios de Afrânio e Dormentes. Informou ainda que o trabalho é realizado em escolas públicas estaduais, municipais e particulares, com direito a formatura no encerramento. No entanto, destacou que, apesar do apoio do atual comandante do 5º BPM, o programa precisa também do suporte das autoridades constituídas para garantir autonomia e funcionamento permanente.

Os vereadores fizeram algumas intervenções, a vereadora Cláudia Ferreira, por exemplo, elogiou bastante o programa, lembrando que, no dia anterior, houve uma formatura do Proerd em sua comunidade, na Escola Miguel Arraes de Alencar, onde foram entregues certificados a 52 alunos do 5º ano, dentro de um total de 293 estudantes atendidos pelo programa, sob coordenação do sargento Tadeu.

Os vereadores foram unânimes em afirmar que vão desenvolver ações junto aos deputados Fernando Filho e Antônio Coelho para destinar emendas parlamentares em apoio ao Proerd. Além disso, anunciaram que o programa de Petrolina receberá uma justa homenagem, com a concessão da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan, pelos relevantes serviços prestados à sociedade, impactando positivamente os estudantes não apenas de Petrolina, mas de todo o estado.

O Tenente-coronel Welber Charles agradeceu a presença de todos e disse ser uma grande satisfação estar de volta a Petrolina, agora como comandante do 5º BPM. Ele detalhou as principais prioridades do comando, com foco em reduzir todos os tipos de violência que atingem a população, especialmente os crimes violentos contra o patrimônio, como assaltos e arrombamentos, além de homicídios, tentativas de homicídio, violência doméstica e feminicídios.

Ele também falou sobre a questão do narcotráfico, que afeta a região e o mundo inteiro, destacando a necessidade de trabalhar com um efetivo motivado e integrado para combater o crime. Ressaltou que a intenção é atuar em conjunto com o 2º Biesp e demais forças de segurança.

No final as vereadoras e vereadores agradeceram a todo o comando do 5º BPM, especialmente ao sargento Rocha pela excelente palestra sobre o Proerd. Também agradeceram a sargento Larissa, o sargento Tadeus, e o comandante Welber Charles, que receberam tão bem a comissão de vereadores.

E disseram que era com gratidão que eles viam o trabalho do Proerd, e que estavam ali para agradecer e parabenizar a todos que fazem o Proerd. Todos fizeram questão de dizer que: o Proerd era uma marca de educação, contra a violência nas escolas. E que aquele dia foi do Proerd no 5º BPM.

Verifique também

Mais de 3.300 atletas participam da maior corrida de rua do Vale do São Francisco

Emoção, superação e solidariedade marcam o Circuito Caixa em Juazeiro Neste domingo (5), Juazeiro viveu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online