Venezuela aprova em primeira votação anistia que restaura direitos políticos da oposição

Texto é uma iniciativa da presidente interina Delcy Rodríguez e abrange os 27 anos do chavismo; em princípio, mudança pode beneficiar María Corina Machado

O Parlamento da Venezuela deu, nesta quinta-feira, 5, o primeiro passo para a aprovação de uma histórica lei de anistia que abrange os 27 anos do chavismo e excluirá “graves violações” dos direitos humanos.

A “Lei de anistia para a convivência democrática” é uma iniciativa da presidente interina, Delcy Rodríguez, no poder após a captura de Nicolás Maduro em uma operação militar americana no início de janeiro.

A Assembleia Nacional aprovou por unanimidade a primeira discussão do texto, que segue uma consulta pública prévia ao debate final artigo por artigo, ainda sem data prevista. Essa mudança, em princípio, beneficia a líder opositora e Nobel da Paz María Corina Machado, impedida de enfrentar Maduro nas eleições de 2024.

“Pedimos perdão e temos que perdoar também”, disse o presidente da Assembleia, Jorge Rodríguez, durante uma sessão na qual os deputados pediram por reconciliação no país sul-americano.

A agência de notícias AFP teve acesso ao texto. “Ficarão sem efeito aquelas inabilitações de funcionários públicos por fatos ocorridos entre 1999 e 2026, quando se estabelecer que não foi cometido um ato de corrupção ou por inexatidões que tenham sido sanadas”, diz o artigo.

O projeto de lei abrange os acusados de “traição à pátria”, “terrorismo” e “instigação ao ódio”. Trata-se de crimes que foram normalmente imputados a presos políticos durante esses anos. “Reconhece-se a importância de não impor vingança, retaliação ou ódio, mas sim abrir caminho para a reconciliação”, diz o texto da justificativa legislativa.

“Ficam excluídos de seus benefícios” crimes como “violações graves dos direitos humanos, crimes contra a humanidade, crimes de guerra, homicídio doloso, corrupção e tráfico de drogas”, acrescenta.

A exclusão, em todos os casos, responde — de acordo com o texto — a um “estrito cumprimento” da Constituição venezuelana, que já proíbe contemplar esse tipo de crime em qualquer tipo de indulto ou anistia.

Verifique também

Raio mata animais durante tempestade no povoado do Jatobá, em São José do Belmonte

Uma cena de profunda tristeza marcou o povoado do Jatobá, na zona rural de São …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online