Em entrevista à CNN Brasil, Natalia Queiroz e Ludmila Fernanda, apoiadoras do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) atingidas por um raio que caiu nas proximidades da Praça do Cruzeiro, em Brasília, contaram como ocorreu a situação deste domingo (25).
Natalia, de 29 anos, informou que ela e a amiga são de Cuiabá (MT) e chegaram para o evento na sexta-feira (23). A mulher disse que durante o ato desta tarde (25), uma forte chuva tomou conta do ambiente, o que fez com que as colegas ficassem agarradas.
Veja abaixo os relatos:
“De repente veio um ‘clarão’ muito forte e bateu no meu peito. Eu me lembro que caí para trás e veio aquela multidão caindo em cima da gente. Eu me tremia toda. Quando eu olhei para trás, eu vi ela (Ludmila) totalmente desmaiada.” – Natalia Queiroz, apoiadora atingida por raio.
Após ver a amiga caída, Natalia pediu socorro às pessoas próximas do local. Segundo ela, Ludmila foi a primeira paciente a chegar ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), local para onde cerca de 30 atingidos foram encaminhados.
“Chegamos aqui em desespero. A Ludmila estava sem consciência e reanimaram ela. Mas graças a Deus, saímos com ela daqui com vida. Mas assim, tudo vale a pena. Eu não me arrependo nem um pouco de ter vindo de Mato Grosso para apoiar o Nikolas.” – Natalia Queiroz, apoiadora atingida por raio.
Por sua vez, Ludmila diz que sentiu “um estrondo, uma luz branca muito forte” e que depois disso não se lembra de muita coisa. A jovem, de 20 anos, ainda relata que só se recorda de chegar ao hospital e de ouvir algumas pessoas que diziam para reanimá-la.
Ela afirmou que passou por alguns exames de sangue e um eletrocardiograma. Segundo a amiga, Ludmila apresenta sequelas no corpo e está com diversos hematomas nas pernas.
Resgate de atingidos
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 72 vítimas foram atendidas no local, sendo que 42 estáveis, conscientes e orientadas. Ao todo, 30 pessoas foram encaminhadas ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Oito vítimas apresentavam condições instáveis.
Entre os feridos pelo raio, alguns apresentaram queimaduras na mão e na região do tórax, mas o estado de saúde individual ainda não foi detalhado.
De acordo com os bombeiros, além dos casos relacionados ao raio, houve registros de torções e episódios de hipertermia, atribuídos às condições climáticas.
A Corporação informou ainda que atuou de forma imediata, empregando 25 viaturas, sendo 10 Unidades de Resgate, para o pronto atendimento às pessoas atingidas.
Blog do Didi Galvão

