Cardeais e autoridades do Vaticano fizeram uma procissão nesta quarta-feira (23) para encaminhar o corpo do papa Francisco até a Basílica de São Pedro. A condução foi feita com um momento de oração presidida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Católica, função de uma espécie de ajudante do papa.
O translado começou às 4h, no horário de Brasília. A procissão seguiu pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos até chegar à Praça de São Pedro. O corpo do papa Francisco, então, entrou na Basílica pela porta central. A procissão incluiu cardeais solenes, prelados e guardas suíços escoltando o pontífice.
No altar da confissão, o cardeal camerlengo conduziu uma pequena Liturgia da Palavra, que é composta por leituras da Bíblia, abrindo depois o espaço para visita ao corpo do papa. Cardeais, então, fizeram suas despedidas. O rito foi concluído com o canto da Salve Regina, um hino mariano que começa com ‘Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia’.
Segundo o Vaticano, mais de 20 mil pessoas estiveram presentes ao longo da cerimônia, desde cardeais, até o público na Praça São Pedro.
A visita ao corpo do papa será possível nos seguintes horários (no horário de Brasília):
– das 6h às 19h de quarta-feira;
– das 2h às 19h de quinta-feira;
– e das 2h às 14h de sexta-feira.
Segundo o Vaticano, o funeral ocorrerá ao ar livre em frente à Basílica de São Pedro no sábado a partir das 5h, no horário de Brasília. O decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, conduzirá a cerimônia. Ele também será responsável pela Santa Missa Exequial, celebração litúrgica apenas para a morte de pontíficies.
No final do funeral, Giovanni fará a recomendação final – uma oração de encerramento onde o papa será formalmente confiado a Deus – e o corpo será levado para Santa Maria Maior para o sepultamento.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: CBN