O União Brasil foi criado a partir da fusão do Democratas (DEM) com o Partido Social Liberal (PSL). Já é uma legenda de peso político e com influência nas decisões do Congresso Nacional, atualmente a legenda conta com 58 deputados federais e 7 senadores. Em Pernambuco o União Brasil tem 3 deputados federais, Fernando Filho; Mendonça Filho e Luciano Bivar.
Desde que foi criado e até pouco tempo, o deputado Luciano Bivar era o manda chuva da legenda, após atritos com correligionários foi perdendo a liderança e terminou sendo afastado da presidência. Agora o partido é comandado por Antônio Rueda, que abriu linha de diálogo com todos os setores. Ouvindo sempre as lideranças da legenda, para evitar situações já experimentadas.
A decisão mais recente da Nacional do União Brasil foi a de dissolver o Diretório estadual da legenda em Pernambuco, o próximo passo agora é o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho assumir o comando do partido. Miguel já vai assumir com 2 desafios, colocar os Filhos da legenda que são Fernando e Mendonça no mesmo alinhamento político e acalmar os ânimos de Bivar.
Bivar trava uma luta com Rueda pelo comando da legenda e isso não bom, por isso Miguel vai ter que abrir mão do seu formato e colocar em prática o jeito FBC de fazer política. Quanto ao irmão Fernando Filho e a Mendonça Filho, a situação é bem mais complicada de que com Bivar. Fernando segue o irmão e não quer nem pensar em Raquel, enquanto Mendonça já se sente aliado.
O grupo político de Miguel já está presente na gestão do prefeito do Recife João Campos, inclusive com o irmão deputado Antonio Coelho sendo titular de importante secretaria. Enquanto Mendonça não quer nem pensar na possibilidade de voltar a apoiar candidatura do PSB, Miguel será no ninho do União Brasil um verdadeiro domador de serpentes no ninho do União Brasil.