União Brasil e PP oficializam superfederação com foco nas eleições de 2026

Os partidos União Brasil e PP (Progressistas) oficializaram, nesta terça-feira (19), a criação de uma federação partidária.

A aliança vai reunir a maior bancada da Câmara, com 109 deputados federais, e uma das maiores do Senado, com 15 senadores.

A Federação União Progressista (UPb) também registrou nas urnas 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais e quatro distritais. Conta, ainda, com seis governadores — entre eles o presidenciável Ronaldo Caiado (GO) —, quatro vice-governadores e 1.183 vice-prefeitos.

A condução da Federação, até o fim de 2025, será compartilhada entre o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda. Entre 2026 e 2029, a presidência do grupo ficará a cargo de Rueda.

Além deles, nestes primeiros meses de funcionamento, a “superfederação” também terá em sua direção nacional:
ACM Neto;
Arthur Lira;
Davi Alcolumbre;
Ronaldo Caiado;
Pedro Lucas Fernandes;
Dr. Luizinho;
Cláudio Cajado; e
Ricardo Barros.

Os dois partidos contam com quatro pastas na Esplanada dos Ministérios. Pelo União: Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico de Siqueira (Comunicações); e pelo PP: André Fufuca (Esporte).

Recursos – A “superfederação” terá direito a receber a maior fatia, entre os 29 partidos registrados pelo TSE, do fundo público de financiamento de campanhas. São R$ 953,8 milhões em fundo eleitoral; e R$ 197,6 milhões em fundo partidário (números de 2024).

Verifique também

“Vão destruir o Brasil pra salvar 11”, diz Nikolas após ordem de Dino

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou nesta segunda-feira (18) a decisão do ministro do STF …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online