A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) prorrogou até domingo (7) as inscrições para três seleções em cursos superiores a distância. As aulas serão ministradas na modalidade semipresencial, na qual os alunos participam de encontros presenciais nos fins de semana.
Há, ao todo, 1.355 vagas em três seleções que estão em aberto. Uma é para o público em geral; outra, para professores da educação básica; e a terceira, para servidores públicos. As inscrições podem ser feitas pela internet e os editais também estão disponíveis online.
As inscrições são gratuitas e, de acordo com a UFRPE, a seleção será feita por meio da análise das notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova deverá ter sido feita entre os anos de 2019 e 2023.
Seleção para o público em geral
As inscrições podem ser feitas no site (https://selecao.ufrpe.br/). Ao todo, são 1.161 mil vagas para os seguintes cursos de bacharelado e de licenciatura:
- Licenciatura em artes visuais;
- Licenciatura em letras;
- Licenciatura em história;
- Licenciatura em física;
- Licenciatura em pedagogia;
- Bacharelado em administração pública;
- Bacharelado em sistemas da informação.
As aulas presenciais serão em polos nas seguintes cidades, à escolha do participante:
- Carpina;
- Garanhuns;
- Gravatá;
- Jaboatão dos Guararapes;
- Lajedo;
- Limoeiro;
- Maceió;
- Palmares;
- Pesqueira;
- Recife;
- Salgueiro;
- Santa Cruz do Capibaribe;
- Surubim;
- Triunfo.
Oportunidade para professores e servidores
Também foram prorrogadas as inscrições para 119 vagas em licenciaturas para professores da educação básica da rede pública que não possuem formação acadêmica em nível superior. As vagas são semipresenciais, com atividades presenciais obrigatórias desenvolvidas aos finais de semana, são distribuídas nos seguintes cursos:
Licenciatura em artes visuais e digitais;
Licenciatura em computação;
Licenciatura em física;
Licenciatura em história;
Licenciatura em letras;
Licenciatura em pedagogia.
Para concorrer, o candidato não pode estar matriculado em outro curso de graduação de qualquer instituição pública no ato de matrícula.
Também foi prorrogada a seleção para o bacharelado em administração pública para servidores públicos. Nesta seleção, não há a exigência de não ter diploma em outro curso. Ao todo, são 75 vagas e as aulas acontecem na modalidade semipresencial.