Trump volta a defender Bolsonaro nas redes sociais: “caça às bruxas”

Presidente dos EUA repetiu a postagem feita em 7 de julho e acrescentou comentário pedindo para deixar Bolsonaro em paz

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar as redes sociais para sair em defesa do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Republicando o post do dia 7 em sua rede social, a Truth Social, Trump escreveu: “Deixem o Grande Ex-Presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!!

Anteontem, Trump havia escrito que Bolsonaro está sofrendo uma perseguição semelhante à que ele sofreu nos EUA e sinalizou apoio a uma eventual candidatura do aliado brasileiro, afirmando que ele deveria ser julgado pelos eleitores. Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em resposta ao post de anteontem do norte-americano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a defesa da democracia no Brasil é um tema que “compete aos brasileiros” e que o país não aceitará interferência ou tutela “de quem quer que seja”.

“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes”, disse Lula na segunda-feira (7). De acordo com o petista, “ninguém está acima da lei”. “Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado democrático de direito.”

No post de segunda-feira, Trump afirmou que “o Brasil está fazendo algo terrível no tratamento” de Bolsonaro e que tem acompanhado, assim como “o mundo inteiro”, que “eles não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano”. Bolsonaro está sendo julgado no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de estado.

“Ele [Bolsonaro] não é culpado de nada, exceto de ter lutado pelo povo. Pude conhecer Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente ama seu país — além de ser um negociador muito duro em questões de comércio”, escreveu o presidente americano, que tem um histórico de aliança com Bolsonaro e se opõe a Lula.

Trump disse que Bolsonaro passou por uma eleição apertada e citou sua posição nas pesquisas, afirmando que ele “está liderando” as sondagens — embora, nos principais levantamentos, ele apareça em situação de empate técnico com Lula em projeções de segundo turno.

Segundo o presidente americano, o avanço das investigações contra seu aliado seria “nada mais, nada menos do que um ataque a um oponente político — algo sobre o qual eu entendo muito bem”.

“O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Estarei acompanhando muito de perto a caça às bruxas contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores. O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil — isso se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz!”, afirmou.

Verifique também

ONG de Belém do São Francisco pede doação para compra de ração para animais abrigados

Olá pessoal, eu sou a Narizinho sou uma das primeiras moradoras do abrigo ‘Amigos de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online