O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), disse na segunda-feira (16) que aumentará a taxação para países com tarifas elevadas para produtos norte-americanos. Trump citou o Brasil e a Índia como exemplos. O republicano deu a declaração a jornalistas na sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida.
“Se eles quiserem nos cobrar, tudo bem, mas vamos cobrar de volta”, disse Trump ao afirmar que tarifas para produtos estrangeiros fariam dos EUA uma nação rica.
TAXAÇÃO AO BRICS
Durante a campanha à Casa Branca, Donald Trump prometeu taxar produtos chineses e outras exportações estrangeiras quando tomasse posse, porém é a primeira vez que o republicano fala em aumentar tarifas diretamente ao Brasil.
A citação à Índia indica uma mira do presidente eleito a países do Brics (Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul). Trump ameaçou taxar os produtos de países do bloco em até 100% caso eles insistam em criar uma moeda própria para não utilizar o dólar no comércio internacional.
“Exigimos um compromisso desses países de que eles não criarão uma nova moeda Brics nem apoiarão nenhuma outra moeda para substituir o poderoso dólar americano ou enfrentarão tarifas de 100% e podem se preparar para dizer adeus à venda para a maravilhosa economia dos EUA”, disse o republicano em um post na rede Truth Social.
Apesar das ameaças de taxas a países como o Brasil, Trump não falou sobre a taxação prometida à China durante a campanha. Em vez disso, buscou uma aproximação ao elogiar o presidente Xi Jinping durante a fala em Mar-a-Lago. “China e EUA podem resolver todos os problemas do mundo”, declarou o republicano.
Fonte: Poder360