Terremoto deixa mais de 600 mortos no Afeganistão

Tremor de magnitude 6 e várias réplicas atingem sobretudo províncias de Kunar e Nangarhar, na fronteira com o Paquistão, e deixa ainda cerca de 2 mil feridos.

Mais de 600 pessoas morreram e cerca de 2 mil ficaram feridas depois que um forte terremoto de 6 graus de magnitude e várias réplicas atingiram o leste do Afeganistão na noite deste domingo (31/08), disseram autoridades locais nesta segunda-feira.

Os terremotos foram sentidos com força nas províncias orientais de Kunar, Nangarhar, Nuristão e Laghman, e os tremores também atingiram a capital, Cabul.

Ao menos 610 pessoas morreram em Kunar, e 12, em Nangarhar, disseram autoridades locais. Equipes militares de resgate se espalharam pelas duas províncias, comunicou o Ministério da Defesa do governo do Talibã, acrescentando que 40 voos transportaram 420 feridos e mortos.

O Afeganistão é propenso a terremotos mortais, especialmente na cordilheira Hindu Kush, onde as placas tectônicas da Índia e da Eurásia se encontram. Mais de 1.500 pessoas morreram numa série de terremotos em 7 de outubro de 2023, segundo a ONU. O Talibã relatou até 2.500 mortes na época. Em junho de 2022, tremores de magnitude 6.1 mataram ao menos mil pessoas.

Verifique também

Vereador Wanderley Alves destaca atuação do Blog do Didi Galvão

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Wanderley …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online