Teatro indígena em Pernambuco vem fazendo história

Acontece no dia 14 de dezembro a Mostra Pedagógica da Oficina Teatro Pankararu – Corpo e Território 3ª Edição, a partir das 8h da manhã, na Praça da Igreja de Santo Antônio, na Aldeia Brejo dos Padres, em Tacaratu-PE.

A programação tem início com um cortejo, que sairá às 7h40 da manhã do Espaço Murukuiá, na Rua dos Negros, caminhando em direção à praça da igreja. No local, o público poderá acompanhar performances individuais e coletivas, resultado do processo pedagógico desenvolvido durante a oficina.

A Oficina Teatro Pankararu – Corpo e Território 3ª Edição  nasce como um espaço de criação, troca e fortalecimento cultural, onde o fazer teatral se conecta diretamente aos saberes ancestrais, à espiritualidade e às experiências do povo Pankararu. Com o objetivo de relembrar, preservar e valorizar as memórias ancestrais, a oficina propõe um mergulho sensível nas histórias, símbolos e seres presentes no território Pankararu.

Ao longo do processo, participantes vivenciam práticas que integram corpo, memória e território, transformando vivências coletivas em linguagem cênica viva. Nesta edição, o coletivo trabalhou durante três meses na criação de personagens inspirados em elementos e seres da Caatinga, com destaque para o território Pankararu. O processo incluiu a confecção de máscaras e figurinos únicos, produzidos a partir de recursos naturais e sintéticos, dialogando com a natureza, a ancestralidade e a cena contemporânea. O projeto conta com incentivo do FUNCULTURA GERAL 2024/2025.

Para o oficineiro e criador do projeto, Fykyá, a oficina é um espaço de conexão profunda: “Acredito que hoje, em Pankararu, a oficina de teatro proporciona momentos de troca e conexão com os parentes e com as histórias do nosso povo, criando um espaço onde a imaginação ganha vida e permite uma experiência lúdica que conecta o público a um universo ‘estranho’, mágico e transformador.”

Já para Jackson Vicente, criador do projeto e produtor executivo, a continuidade da oficina reforça sua importância cultural: “Essa terceira edição me deixa muito emocionado, porque o projeto ganha ainda mais força a cada ano. É nesse momento que entendemos a importância de mergulhar nas memórias e nos saberes ancestrais, que não só dão vida a um espetáculo, como também criam matéria de resistência.”

Ao final desse processo coletivo, a Mostra Pedagógica se apresenta como um convite aberto à comunidade. Traga sua família, convide amigos e participe desse encontro de arte, memória e ancestralidade.

Siga no instagram: https://www.instagram.com/murukuiacultural?igsh=MTc1a3M4eGN3aW5r7

ASCOM

Verifique também

Câmara de Petrolina presta homenagem ao Programa Guardiãs idealizado por Fabiana Rolim e aprova projeto que concede Medalha Dom Malan

A Câmara Municipal de Vereadores de Petrolina por meio de Requerimento da veredora Claudia Ferreira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online