O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, critica Lula após tarifas de 50% impostas por Trump sobre produtos brasileiros.
O cenário político e econômico entre Brasil e Estados Unidos ganhou novos contornos após o anúncio de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, decidido pelo presidente norte-americano, Donald Trump. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não hesitou em criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que “não adianta” ao petista “se esconder atrás do Bolsonaro”, que foi mencionado por Trump em sua declaração sobre a taxação.
Críticas de Tarcísio e a resposta do governo Lula
Tarcísio, que é considerado um aliado próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), usou suas redes sociais para expressar sua indignação. Ele argumentou que Lula “colocou sua ideologia acima da economia”, insinuando que essa postura pode ter levado à decisão de Trump. “Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil. Outros países buscaram a negociação”, escreveu o governador.
O clima entre os governos brasileiro e americano se deteriorou rapidamente após a divulgação da carta de Trump, que expressa suas intenções de taxar produtos do Brasil. Em resposta, o Itamaraty convocou pela segunda vez o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, para abordar a insatisfação do Brasil com as medidas adotadas por Trump. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a carta do presidente americano continha “inverdades” e era “ofensiva”.