Não é de hoje que o ex-governador da Bahia, Rui Costa, vem sonhando com a possibilidade de disputar a Presidência da República. Ele viu essa possibilidade em 2018 quando Lula estava na cadeia e impedido de disputar a eleição, sendo Rui surpreendido quando o próprio Lula anunciou que seu sucessor naquele pleito seria o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.
Já Fernando Haddad sabe esperar pelo momento certo e que ele é naturalmente o ungido de Lula, por isso resolveu assumir o desafio dado pelo chefe de comandar a tão importante pasta da economia nacional. Haddad já enfrenta oposição dentro do próprio PT, por essa razão Lula vem trabalhando mudanças no comando da sigla que ajudou a fundar em 1980.
Rui Costa comanda a pasta que liga o governo federal aos governos estaduais e municipais, Haddad é quem tem a chave do cofre central e todos os demais setores precisam de apoio financeiro. Os dois principais nomes na esplanada dos ministérios do 3º governo Lula, vêm travando internamente uma batalha para ser o nome do chefe para a sucessão presidencial em 2026.