Sistema de Esgotamento Sanitário será ampliado em Fernando de Noronha

A infraestrutura de saneamento no arquipélago de Fernando de Noronha será ampliada e modernizada. A ordem de serviço assinada ontem (2) pela governadora Raquel Lyra, no Palácio das Princesas, autoriza a Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa – a iniciar a obra na próxima segunda-feira (7).

O projeto prevê a requalificação e o aumento da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Boldró, com foco na segurança operacional e eficiência do processo de tratamento de esgoto. Inclui, ainda, a implantação de tecnologias de automação e controle, além da instalação de um novo laboratório de análises que permitirá a realização de testes de efluentes diretamente na unidade, fornecendo uma maior autonomia de análises dentro da própria ilha. A licitação foi realizada no modelo integrado, abrangendo desde o projeto até a execução da obra e sua finalização.

Com a etapa de projeto concluída, tem início agora a fase de execução da obra. Os serviços preveem a ampliação da ETE Boldró, com aumento da capacidade de tratamento dos atuais 2,14 litros por segundo (l/s) para 12 l/s. Também será construído um laboratório moderno, equipado para garantir mais agilidade e precisão no controle da qualidade dos efluentes. Além disso, será implantado um coletor-tronco de 400 metros — tubulação de grande diâmetro responsável por transportar os efluentes das redes menores até a estação de tratamento —, incluindo a substituição de trechos antigos e a realocação de segmentos da rede existente.

A expectativa é finalizar as intervenções no primeiro semestre de 2026, o que permitirá elevar o índice atual de cobertura de esgotamento sanitário na ilha de 63,7% para 70%.

“A ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Noronha é um passo fundamental para garantir saúde pública, preservação ambiental e qualidade de vida para moradores e visitantes. Trata-se de um empreendimento estruturador para que o arquipélago esteja preparado para o presente e o futuro”, destaca o presidente da Compesa, Alex Campos. O projeto de modernização da ETE Boldró receberá investimentos de R$ 21 milhões, recursos captados por meio de empréstimo junto ao Banco do Nordeste (BNB), sob a responsabilidade da Compesa.

Verifique também

Cabrobó lamenta a morte precoce de Iandra Raquel, aos 19 anos

O município de Cabrobó está de luto com a triste notícia do falecimento da jovem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online