Cidade premiada pela Unicef pelas políticas voltadas ao público infantil, além de primeiro lugar nos índices educacionais IDEB e IDEPE entre as grandes cidades, Petrolina dará mais um salto de desenvolvimento na área da educação. De acordo com o prefeito e candidato à reeleição, Simão Durando, o município ganhará novas unidades de escolas e creches que irão fortalecer a educação, o cuidado e o acolhimento dos estudantes.
Para o próximo mandato, o prefeito Simão garante a construção de 30 novas unidades, entre escolas e creches em tempo integral. Desse total, alguns bairros e localidades como Padre Cicero, Tapera, Monsenhor Bernardino , N-1, N-8, Centro e Colinas do Rio, já tiveram as obras iniciadas e, muito em breve, poderão contar com os novos equipamentos de educação.
De acordo com o prefeito Simão Durando, obras como essas, já em andamento, irão viabilizar a ampliação de 2.720 vagas na rede municipal, garantindo aprendizado, comodidade e segurança para as famílias. Atualmente, Petrolina conta com a maior rede de tempo integral de Pernambuco e uma estrutura climatizada e diferenciada, onde as crianças vivenciam e desenvolvem atividades diversas em espaços como ateliê criativo, ateliê dos sabores, brinquedoteca, parquinho, hortas, dentre outros. O objetivo é acolher essas crianças que estão nessa fase especial de desenvolvimento, em uma unidade qualificada e que oferte uma estrutura de qualidade com todo suporte pedagógico.
Emocionada, a técnica de enfermagem, Carmelucia Oliveira, conta que seu filho estudava na rede privada, mas foi na rede pública que ele se adaptou. “A princípio coloquei meu filho em uma escola particular, depois coloquei em outra e ele não se adaptou. É muito gratificante saber que meu filho está sendo bem tratado. Então eu resolvi tirar da escola particular e ir para uma creche municipal e eu vejo que ele está se sentindo muito bem, ele está muito alegre”, concluiu.
O prefeito Simão ressaltou a transformação vivenciada na educação de Petrolina nos últimos oito anos. “Quando entrei na prefeitura eu tinha duas filhas, agora tenho quase 60 mil para cuidar e educar. Hoje nós temos 20 mil crianças atendidas em nossas creches e nosso objetivo é universalizar as vagas. Vamos trabalhar para isso. O que nos deixa ainda mais esperançosos é a excelência no serviço, porque, para nós, a quantidade e a qualidade devem andar juntas. Somos referência no Nordeste no acolhimento e ensino de crianças de zero a cinco anos, mas nós queremos sempre mais. Esses equipamentos rão representar a oportunidade de construir novas histórias por meio da educação e dar independência de mães e pais, que poderão trabalhar, tranquilos sabendo que seus filhos estão bem cuidados. A educação continuará sendo prioridade em nosso governo”, destacou o prefeito.
Ascom