A Serenata da Recordação é sem dúvida alguma o principal evento do ano de Santa Maria da Boa Vista, tudo começou com uma conversa entre amigos da cidade sertaneja apaixonados pela boa música. No meio desses amigos ali estava Moacy Gonçalves Pereira e Iracema Medrado, os dois tiveram a brilhante ideia de envolver a cidade num momento de nostalgia e muito romantismo.
Para que a ideia de dona Iracema e seu Moacy fossem materializados, era preciso que um prefeito movido pelos mesmos sentimentos abraçasse a causa. Santa Maria da Boa Vista, tinha à época Leandro Duarte como prefeito do município. A soma de Iracema Medrado com Moacy Gonçalves Pereira e Leandro Duarte, não poderia ser outra se não essa paixão nacional chamada Serenata da Recordação.
O evento começou em 1999 chamando a atenção dos moradores da cidade ribeirinha com o desfile dos seresteiros pelas ruas antigas de Santa Maria da Boa Vista, o desenho atual incluindo o percurso é o mesmo de 26 anos atrás e parece que tudo é novo. A grande diferença da primeira serenata para a deste ano está no público, em 1999 a Serenata da Recordação contou com público de apenas 20 mil pessoas e em 2025 teve 15 vezes mais.
Moacy Gonçalves Pereira (In-memorian) e dona Iracema Medrado, não imaginavam que a ideia de um grupo de amigos se transformaria em um mega evento internacional. Ainda que fosse modelo para outras cidades, atualmente a serenata vem sendo copiada por Petrolina, Belém do São Francisco e Floresta. Ou seja, Moacy e Iracema, fizeram escola e Santa Maria da Boa Vista continua sendo a capital nacional da Serenata da Recordação.
Os amigos sertanejos Moacy Pereira e Iracema Medrado, colocaram sua paixão pela música em favor da cultura boavistana. Essa paixão contribui significativamente nas áreas do turismo, ainda na geração de empregos e melhoramento de renda de muitas famílias. A economia de Santa Maria da Boa Vista, ganha reforço considerável no período da Serenata da Recordação e todos os setores da economia são favorecidos.