Setembro Amarelo: HU-Univasf reforça a importância da escuta humana para prevenção ao suicídio

A campanha Setembro Amarelo deste ano, mês dedicado à prevenção do suicídio, ganha novos contornos, trazidos pelo uso crescente de chatbots de inteligência artificial por adolescentes e jovens em sofrimento psíquico. Especialista do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), da Rede Ebserh, alerta que, embora as ferramentas digitais ofereçam respostas rápidas, também podem reforçar estigmas, agravar sintomas e silenciar o pedido de ajuda, em vez de estimular o diálogo.

Relatório recente da Organização Mundial da Saúde (julho/2025) sobre solidão mostrou a urgência de debater os limites da tecnologia na saúde mental e reforçar a importância da escuta empática. O documento aponta que uma em cada seis pessoas no mundo se sente sozinha. Entre adolescentes, o índice chega a um em cada cinco. Nesse cenário, cresce o risco de jovens recorrerem a ferramentas digitais em vez de buscarem apoio humano.

Nos hospitais, onde o sofrimento psíquico costuma se somar ao adoecimento físico, já estão sendo percebidos os efeitos da busca por respostas digitais. É o que afirma o psiquiatra Godson Teixeira, do HU-Univasf/Ebserh. “Tenho visto pacientes abandonarem terapias individuais porque acreditam que a inteligência artificial pode executar uma análise próxima à de terapeutas famosos, como Freud ou Lacan”, destaca.

Godson ressalta que, diante da vulnerabilidade do paciente hospitalizado, gestos simples de cuidado fazem toda a diferença: “Uma escuta atenta, o reconhecimento da dor ou a oferta de companhia reduzem significativamente a chance de agravamento do sofrimento psíquico. Reforço que o primeiro passo para quem tem sofrimento grave é sempre procurar outra pessoa: amigos, familiares, profissionais de saúde. Afinal de contas, são pessoas que se importam com pessoas e que ainda salvam pessoas”, conclui.

Programação para a comunidade hospitalar

Com ênfase na campanha Setembro Amarelo, o HU-Univasf/Ebserh realiza durante este mês uma série de atividades voltadas aos trabalhadores. Trazendo o tema ‘Primavera, o despertar do cuidado em nós’, a programação é organizada pela Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP) e pela Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST), e tem a proposta de sensibilizar os profissionais sobre a importância do cuidado com a saúde física e mental no ambiente de trabalho, fortalecendo a cultura do acolhimento e do diálogo.

A agenda inclui palestras, rodas de conversa e ações educativas, todas com foco na valorização da escuta empática, na quebra de tabus sobre doenças mentais e na ampliação da rede de apoio dentro da instituição. No próximo dia 11, às 14h30, no Auditório do HU-Univasf, acontece a Roda de Conversa Autocuidado e Saúde Mental no Trabalho, com Noemi Regis (psicóloga clínica); Paula Andreatta (chefe da UGETE) e Tamara Loiola (enfermeira). A mediação é da psicóloga organizacional Liberaline Gondim.

Já no dia 16, também às 14h30, no auditório, os trabalhadores poderão participar da palestra Manejo de Crise em Saúde Mental, com a psiquiatra Natália Wolmer, do HU-Univasf.

Criada em 2015, a campanha Setembro Amarelo é hoje a maior mobilização nacional sobre saúde mental e prevenção do suicídio. Segundo dados oficiais, o Brasil registra em média mais de 30 internações diárias por tentativas de suicídio, o que evidencia a necessidade de ampliar o debate e oferecer suporte às pessoas em sofrimento psíquico.

Sobre a Ebserh: O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Verifique também

Senar-PE orienta como empreender no meio rural, dispõem de estações de realidade virtual e ministra oficinas gratuitas na 32ª Agrinordeste

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar-PE) terá participação de destaque na 32ª …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online