Para acompanhar de perto a execução dos programas e ações da Secretaria da Criança e Juventude no sertão do estado, a titular da pasta, Yanne Teles, visitou na última sexta-feira (11) os dispositivos que estão em atividade na cidade de Arcoverde, acompanhada do executivo da SCJ-PE, Pedro Ribeiro, e da superintendente de Políticas para as Infâncias, Josiane Silva.
A primeira parada foi na UPAE, onde funciona o Programa Olhar Para as Diferenças. Promovido pela SCJ-PE, em parceria com os municípios, o programa atende mais de 750 crianças, com idade de 0 a 6 anos, com qualquer tipo de síndrome, transtorno ou deficiência, em pelo menos 26 cidades do estado. O Governo de Pernambuco, através da Secretaria da Criança e Juventude, distribui com as prefeituras kits de movimentação, que buscam trabalhar cada uma das especificidades dessas crianças, a fim de lhes oferecer inclusão social e uma melhor qualidade de vida.
Na sequência, a comitiva visitou a Casa das Juventudes, localizada no centro da cidade. Em funcionamento nas quatro regiões do estado, e oferecendo atividades de qualificação profissional, oficinas artísticas e esportivas, essas casas atendem aproximadamente 6.000 jovens até o momento. “Estamos visitando cada região, alinhando o nosso planejamento e executando nossas ações com a única finalidade de proteger e cuidar das nossas crianças e adolescentes”, pontua a secretária Yanne Teles.
Os gestores também visitaram os Centros de Atendimento Socioeducativo e de Internação Provisória (Case/Cenip) de Arcoverde. Inaugurado no dia 2 de agosto, a unidade é a primeira voltada para o público feminino no interior do estado, com capacidade para atender 20 adolescentes. Na unidade, as socioeducandas participam de cursos profissionais e de aulas artesanato com foco nas demandas culturais e econômicas da região do Agreste e do Sertão.
Foto: Surama Negromonte/SCJ-PE