A cidade de Serra Talhada, conhecida como “Terra de Lampião”, será palco, na próxima semana, do Fórum Cultura Viva no Sertão, evento que reunirá Pontos e Pontões de Cultura de diversas regiões do estado. A programação acontece nos dias 11 e 12 de abril, no Museu do Cangaço, consolidando o município como referência nos debates culturais.
Organizado pelo Pontão de Cultura Cabras de Lampião, o encontro contará com a participação de representantes do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura de Pernambuco, além de entidades e agentes culturais. Segundo a presidente da instituição, Cleonice Maria, o evento reforça o papel do Sertão nos debates nacionais. “A cidade reafirma seu compromisso de estar inserida nas discussões sobre políticas públicas de cultura”, destacou.
A programação inclui oficinas, palestras e mesas de debate com temas como políticas públicas, resistência cultural e fortalecimento da identidade regional. Entre os destaques está a palestra do coordenador do Cultura Viva, Leandro Anton, que abordará o papel social e político dos Pontos de Cultura.
De acordo com o produtor cultural Karl Marx, o evento também marcará a criação da Rede Sertão Cultura Viva, iniciativa que pretende fortalecer ações coletivas e promover formação e capacitação no setor. “Será uma ferramenta importante para proteger nossa identidade cultural”, afirmou.
Para Anildomá Willans de Souza, integrante da organização, o fórum representa um momento estratégico para o Sertão. “Temos uma diversidade cultural enorme, com várias linguagens artísticas. Esse encontro vai reafirmar a importância da política Cultura Viva”, concluiu.
O evento será aberto ao público interessado e deve reunir pesquisadores, artistas, gestores e representantes da sociedade civil em dois dias de intensa troca de experiências e construção de propostas para o fortalecimento da cultura no Sertão pernambucano.
Blog do Didi Galvão

