O presidente da Câmara de vereadores Rogério da Aldeia apresentou e foi aprovado o Projeto de Lei Nº 017/2025 que reconhece como evento cultural de relevante interesse público a “SERENATA LÁ DE BAIXO”, realizada anualmente no dia 19 de janeiro na Praça Governador Muniz Falcão em Ouricuri-PE, localizada na parte histórica onde a cidade teve início a mais de 100 anos.
A “serenata lá de baixo” é um marco da cultura musical do município sendo idealizada sob a liderança de Baltazar Castor (Vavá Castor), músico de longa trajetória de contribuição a cultura local e também compositor do hino oficial da cidade, além de Riverdes Falcão e Suzana Falcão, tendo o evento recebido durante anos os mais referenciais artistas e personalidades da cidade, figuras fundamentais para a preservação e continuidade do evento.
A “Serenata lá de Baixo” tem como objetivo principal a valorização da cultura local, especialmente do público idoso proporcionando um espaço de socialização e memória afetiva por meio da boa música e do resgate das tradicionais musicas de serestas e serenatas.
Não podemos deixar de apoiar este movimento importantíssimo na valorização da cultura e na preservação da nossa história.
Todo ano é sempre uma dificuldade para realizar pela questão financeira e agora com este projeto a gestão municipal, governo do estado e federal podem destinar recursos para a realização da serenata.
É preciso unirmos forças para cada dia mais valorizarmos a nossa cultura, comemorou o Vereador Rogério da Aldeia.
Agora é Lei. “Serenata lá de Baixo” agora é reconhecida como evento cultural de relevante interesse público. Todo ano no dia 19 de janeiro o encontro é com a cultura na Praça Governador Muniz Falcão em Ouricuri-PE, localizada na parte histórica onde a cidade teve início a mais de 100 anos que resgata a boa música e perpetua nossa cultura.
Agradeço aos colegas pela aprovação do nosso projeto de lei e que o poder público possa investir recursos para que a “serenata lá de baixo” siga cada ano mais forte. Continuamos lutando por nosso povo!
Blog do Didi Galvão

