O partido do presidente Lula elegeu 248 prefeitos no 1º turno e tem poucas chances de vitória no 2º turno
Diario do Poder
O senador petista Humberto Costa (PE) afirmou que o PT teve um “otimismo exagerado” nas eleições municipais deste ano.
O parlamentar afirma que partido elegeu um número muito modesto de prefeitos pelo “tamanho do PT”.
De acordo com Humberto, o partido não estabeleceu uma meta para eleger uma determinada quantidade de prefeitos pelo País.
“Não estabelecemos meta numérica. Nossa determinação era de que o partido tivesse um desempenho eleitoral melhor do que aquele que tivemos em 2020. E, de fato, isso aconteceu. Mas é óbvio que foi um crescimento moderado. Entendemos que foi bom, um resultado dentro do que esperávamos, mas, sem dúvida, para a força que o PT tem, poderíamos ter tido um resultado melhor”, declarou em entrevista ao Estadão/Broadcast.
O partido elegeu 248 prefeitos no primeiro turno. Em 2020, foram 183 no total, já contabilizando o segundo turno.
Assim como nas eleições municipais de 2020, o partido também não elegeu nenhum prefeito nas capitais brasileiras.
Ainda tem chance, pois em Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Natal (RN) e Porto Alegre (RS), candidatos petistas chegaram ao segundo turno, que será disputado no dia 27 de outubro.
Poucas chances no segundo turno
Conforme informações da Coluna Cláudio Humberto do Diário do Poder, O PT disputa apenas 13 cidades no segundo turno das eleições. Para piorar, o partido do presidente Lula chegou na primeira colocação em apenas cinco dessas corridas; Camaçari (BA), Olinda (PE), Pelotas (RS), Santa Maria (RS) e Mauá (SP).
Nos principais colégios eleitorais, petistas chegaram na segunda colocação com resultados pouco convincentes, como os 26,28% de Maria do Rosário, em Porto Alegre (RS).