Senado aprova projeto que proíbe uso de celulares em escolas; texto vai à sanção

Relator, Alessandro Vieira não fez alterações sobre o texto aprovado pela Câmara dos Deputados na última semana

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (18), de forma simbólica, o projeto de lei (PL) que proíbe o uso de celulares e aparelhos eletrônicos em escolas. O texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O relator no Senado, Alessandro Vieira (MDB-SE), não fez alterações sobre o texto aprovado pela Câmara dos Deputados na última semana.

O projeto proíbe o uso de aparelhos eletrônicos dentro das salas de aula para todos os estudantes, exceto se necessários para atividades pedagógicas e autorizados pelos professores.

Além disso, pelo texto, fica autorizado o uso de aparelhos eletrônicos por aluno, dentro ou fora da sala de aula, para garantir a acessibilidade e inclusão, atender às condições de saúde dos estudantes e garantir os direitos fundamentais.

A proposta foi aprovada em caráter de urgência. No plenário, o relator Alessandro Vieira afirmou que a celeridade na avaliação da matéria é importante para que as redes de ensino tenham tempo de implementar a medida.

“[Para] permitir que diretores, escolas e secretarias possam ter a preparação adequada para iniciar no ano de 2025 com a qualidade e a atenção devidas. Precisamos resgatar a autoridade dos professores, a qualidade do aprendizado, qualificar mais os nossos jovens. Tenho absoluta convicção que o caminho, com uma das providências a ser adotadas, é a aprovação urgente desse projeto”, disse Vieira.

A proibição é defendida pelo governo federal e por alguns estados. No Rio de Janeiro, em fevereiro, um decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) proibiu o uso de celulares nas escolas públicas municipais, tanto em sala de aula quanto nos intervalos e recreios.

Em São Paulo, a lei que proíbe os aparelhos em escolas de todo o estado foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no início de dezembro.

Verifique também

PRF apreende quase 400 Kg de maconha em Juazeiro

Motorista disse que estava transportando uma banheira de hidromassagem, para tentar enganar a fiscalização Uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online