Senac conquista o primeiro lugar em maratona de segurança cibernética

Mais de 20 mil alunos de todo o país se inscreveram. Apenas 1.500 foram selecionados

O Senac mais uma vez é destaque em competições na área de tecnologia. Desta vez, a instituição ficou em primeiro lugar na 9ª Maratona CiberEducação da Cisco Brasil (categoria Redes). Entre as academias participantes do Senac no Brasil, o Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT Senac PE, unidade embarcada no Porto Digital, alcançou a primeira posição.

A maratona faz parte do programa CiberEducação, uma iniciativa da Cisco Networking Academy (NetAcad) que visa desenvolver uma nova geração de jovens profissionais de cibersegurança no Brasil. A ideia é oferecer formação de ponta aos estudantes e gerar um legado educacional para transformar o mercado de trabalho em segurança cibernética no país.

Ao todo, mais de 20 mil alunos, oriundos de 180 academias da Cisco do país inteiro, participaram do desafio. Desse total, seis mil conseguiram concluir a maratona, mas apenas 1.500 foram selecionados para seguirem nas próximas etapas do programa CiberEducação. Entre as escolas de todos os estados, o Senac Pernambuco contou com o maior número de concluintes: 286.

Para o gestor do ICT Senac PE, Carlos Eduardo Soares, a participação exitosa de Pernambuco na maratona da Cisco reforça o compromisso da instituição em promover uma educação tecnológica e preparar os alunos para os desafios do futuro. “Essa conquista reflete o comprometimento dos nossos alunos e docentes. Agora, seguimos confiantes para as próximas etapas, certos de que nossos estudantes continuarão brilhando e se destacando”, afirmou Soares.

Para manter os alunos motivados na maratona, o gestor destacou a importância dos professores Ricardo Dornellas, Ivo Leonardo, Ítalo Nunes, Rafaella Leandra, Felipe Prazeres, Vinícius Dantas, Altemar Antônio e Thalyta Robertta. Eles atuam em unidades do Senac Pernambuco localizadas em Recife, Paulista, Caruaru e Petrolina. “Houve toda uma mobilização da equipe docente para estimular os estudantes”, completa Carlos Eduardo.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, o ótimo desempenho dos alunos na maratona de segurança cibernética da Cisco mostra que o Senac Pernambuco está no caminho certo para formar profissionais capacitados e prontos para o mercado. “Continuaremos investindo em inovação e na excelência do ensino para proporcionar sempre os melhores resultados”, frisou.

Com a vitória na maratona, os alunos seguem agora para a segunda fase do programa CiberEducação. Nesta etapa, os jovens passam por uma formação profissional de aproximadamente quatro meses. As aulas já tiveram início esta semana e seguem até o dia 25 de fevereiro de 2025. Os cursos ofertados são: CCNA1 (introdução às redes) e CyberOps Associate (cibersegurança). Ao término, na terceira fase do programa, os estudantes poderão ser encaminhados para oportunidades de estágio ou emprego, facilitando a entrada no mercado de trabalho.

Verifique também

TCU bloqueia R$ 6 bilhões do programa Pé-de-Meia

A decisão foi tomada pelo plenário da Corte em caráter cautelar nesta quarta-feira (22/1) O …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online