A secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, esteve durante a semana em Brasília cumprindo uma intensa agenda de compromissos voltados para a integração regional e o fortalecimento das políticas culturais. Entre os dias 25 e 27 de março, ela participou de reuniões estratégicas com representantes do Ministério da Cultura (MinC) e outros dirigentes estaduais, além de eventos de destaque no setor.
“Estar em Brasília para essa série de encontros reflete o nosso compromisso com o fortalecimento da cultura pernambucana. A troca de experiências com outros estados e o alinhamento com o Ministério da Cultura são fundamentais para garantir políticas públicas eficazes e duradouras. O diálogo contínuo é fundamental para assegurar que os recursos sejam distribuídos de maneira justa e democrática, beneficiando os trabalhadores da cultura em todo o Brasil“, afirma a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.
O primeiro compromisso ocorreu na terça-feira (25), com a 31ª Reunião Extraordinária da Câmara Temática de Cultura do Consórcio Nordeste. O encontro, realizado na sede do Consórcio, teve como objetivo alinhar ações e potencializar a integração regional na área cultural. Ainda no dia 25, Cacau de Paula também esteve presente na cerimônia de entrega da 2ª Edição do Prêmio das Águas, que homenageia mulheres que se destacam no setor da pesca e aquicultura. O evento aconteceu no Espaço Alvorada, reunindo autoridades e personalidades do setor como Lia de Itamaracá.
Na quarta-feira (26), a secretária cumpriu uma série de reuniões institucionais com o MinC, discutindo temas fundamentais para o desenvolvimento das políticas culturais em Pernambuco e no Brasil. Um dos pontos altos da agenda aconteceu na quarta, com a inauguração da sede do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, um marco histórico para a articulação e promoção cultural no país. O evento foi realizado na Biblioteca Nacional de Brasília e contou com uma programação extensa.
Ainda na quarta-feira, Cacau seguiu para uma reunião com representantes da Casa Civil para debater a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O encontro contou com a presença de Bruno Moretti, secretário especial de Análise Governamental da Casa Civil, e Márcio Tavares, secretário executivo do MinC.
Já na quinta-feira (27), a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, participou da reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, realizada em Brasília, que contou com a presença de representantes do Ministério da Cultura (MinC) e da Casa Civil. O encontro teve como um dos principais temas a manutenção da Lei Aldir Blanc, com o secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares, reforçando que, após a aprovação do Orçamento de 2025 pelo Congresso Nacional, a suplementação de recursos será garantida, consolidando a lei como um mecanismo permanente de financiamento cultural.
Bruno Moretti, secretário de Assuntos Governamentais da Casa Civil, transmitiu a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que não sejam feitas alterações na Aldir Blanc que reduzam seus investimentos. Já o secretário-executivo adjunto do MinC, Cassius Rosa, destacou a importância de fortalecer o Sistema Nacional de Cultura para evitar retrocessos. Para Fabrício Noronha, presidente do Fórum, o evento evidenciou a sintonia entre o MinC e os governos estaduais, mostrando que a cultura segue como prioridade nas políticas públicas do país.