Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização é destaque no Mês Estadual do Júri

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP/PE) se destacou no Programa Mês Estadual do Júri (MEJ/2025), realizado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no período de 5 a 30 de maio, por apresentar 100% dos presos requisitados pelo órgão do judiciário, sendo a única instituição envolvida a cumprir integralmente o que foi planejado.

A Coordenação de Apresentação de Presos e Servidores (Caps) da SEAP recebeu 2.390 requisições para apresentações de presos, sendo 461 destinadas a varas privativas do júri e 354 com a finalidade de júris e julgamentos requisitados pelo TJPE, considerados prioritários na ação. O MEJ visa assegurar o trâmite regular dos processos que envolvem crimes dolosos contra a vida, requisitando apresentação de réus presos presencialmente.

De acordo com o coordenador da Caps, Leonardo Chernichiarro, alcançar 100% nas apresentações de presos no MEJ demonstra a capacidade da Polícia Penal em escoltar, custodiar em fóruns e operacionalizar as apresentações de presos através de videoconferências. “Todas as apresentações, do Litoral ao Sertão, realizadas no Mês Estadual do Júri 2025, foram exemplos de planejamento, com acentuada logística e uma execução perfeita. É um resultado muito importante para o sistema penitenciário não somente pelos ótimos números apresentados, mas também por consolidarmos relações institucionais com o TJPE”, ressaltou Chernichiarro.

VIDEOAUDIÊNCIAS – Atualmente todas as 23 unidades prisionais possuem salas de videoconferência, totalizando 81 espaços. De janeiro a maio de 2025, das 10.900 requisições, 71% foram realizadas virtualmente. No mesmo período de 2024, foram registradas 2.261 apresentações, sendo 66% na modalidade de videoconferência.

Entre as vantagens das videoaudiências, segundo Leonardo Chernichiarro, estão a economicidade, já que não são necessários escoltas e veículos para a condução dos presos, e a segurança da pessoa presa e da população, por não ser necessária a saída da unidade prisional. Um outro ponto destacado pelo coordenador é o incremento do módulo agendamento do Sistema Integrado de Administração Prisional (Siap), utilizado pela SEAP.

Verifique também

Compesa duplica vazão de água do município de Ipubi após operação policial

Uma nova operação para combate a furtos de água está em andamento no Sertão do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online