Eventos direcionados a criadores de caprinos e ovinos e produtores de mel proporcionaram conhecimento e troca de experiências
Criadores de diversas cidades sertanejas se reuniram na Fazenda Poço de Pedra, localizada no município de Terra Nova, no último dia 22 de fevereiro, para participar das atividades do “Dia de Campo Ovinocaprinocultura”. O evento, promovido pelo Sebrae/PE, teve como objetivo fomentar o aprimoramento de práticas no setor agropecuário e incentivar a troca de experiências entre os produtores. Participaram do encontro criadores dos municípios de Terra Nova, Cabrobó, Serrita, Custódia, Salgueiro, Verdejante, Belém do São Francisco, Parnamirim e Itapetim.
O evento contou ainda com a presença de gestores municipais, como prefeitos, vereadores e secretários da região, além de representantes de associações de produtores, do Banco do Nordeste e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Assim como o Sebrae, esses atores desempenham papel fundamental na articulação de políticas e iniciativas que visam impulsionar o desenvolvimento da ovinocaprinocultura na região.
Durante o “Dia de Campo”, foram realizadas palestras técnicas com especialistas renomados. José Lucas, da Super Soluções, abordou o cultivo de palma adensada e estratégias para alimentação animal, fundamentais para a sustentação do rebanho em períodos de estiagem. Matheus Rodrigues, zootecnista e professor da UNESP Jaboticabal, destacou a importância da conservação de forragem e silagem na gestão eficiente dos recursos alimentares. Já Lidiane Fagundes, consultora de qualidade em diversos frigoríficos do país, trouxe insights sobre qualidade de carcaça, apontando caminhos para agregar valor à produção local e aumentar a competitividade dos produtores no mercado.
A iniciativa é resultado de um convênio firmado entre o Sebrae e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), que visa estruturar e fortalecer a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no Sertão, promovendo o desenvolvimento sustentável do setor e melhorando as condições de trabalho dos produtores locais.
Com a participação de cerca de 90 produtores, o “Dia de Campo Ovinocaprinocultura” levou aos participantes conhecimento técnico e soluções inovadoras voltados ao aumento da produtividade e da qualidade dos produtos da cadeia de caprinos e ovinos no Sertão pernambucano.
Apicultura
Já no dia 23 de fevereiro, foi a vez dos produtores de mel e derivados receberem orientações sobre como aprimorar seus processos produtivos. O seminário tecnológico “Fortalecimento da cadeia produtiva do mel e seus derivados”, realizado no IF Sertão, em Serra Talhada, contou com uma manhã inteira de palestras sobre o tema.
Durante o seminário, os participantes ouviram sobre apicultura no semiárido, apicultura orgânica, Programa de Desenvolvimento da Apicultura, desenvolvido pelo BNB e ainda conheceram o case de sucesso da Pólen Dourado, exemplo de empreendedorismo na meliponicultura. Também foram apresentados os resultados do convênio Sebrae/Adepe de apoio ao setor. Os produtores que mais se destacaram nas capacitações foram premiados.
Mais de 230 pessoas, entre produtores, representantes de instituições e autoridades locais estiveram no seminário. Os produtores que mais se destacaram nas capacitações do convênio foram premiados. Ainda houve a entrega de plantas arquitetônicas previstas para a construção da Unidade de Beneficiamento de Mel, que depois de pronta, vai beneficiar cinco municípios da região.