Desta vez, o projeto Bora Conversar contou com palestra sobre a temática assédio nas organizações
Em mais uma ação voltada para o bem-estar e os cuidados com os seus servidores, a Secretaria de Defesa Social (SDS) promoveu, nesta segunda-feira (19), nova edição do projeto Bora Conversar. Desta vez, o projeto trouxe importantes reflexões sobre uma temática que se faz cada vez mais necessária nas instituições ou em empresas públicas e privadas: o assédio nas organizações. Gestores e demais profissionais da SDS e de suas operativas participaram do evento, que aconteceu de forma presencial no auditório da SDS e também foi transmitido online.
A secretária Executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, acompanhada do gerente geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária da SDS, o coronel PM Benôni Cavalcante Pereira, deu as boas-vindas aos presentes, destacando a importância de se refletir sobre o assunto e ressaltando que, na SDS, não se admite a prática de nenhum tipo de assédio contra os servidores. “O mundo mudou e nós precisamos mudar também as nossas condutas. Comportamentos, palavras e expressões que antes eram aceitos, apesar de causarem sofrimento, atualmente não são mais. O assédio é inaceitável, seja ele qual for, e eu não admito isso enquanto gestora. Se chegar ao nosso conhecimento, vamos apurar as responsabilidades para que possamos tomar as medidas cabíveis”, afirmou a secretária Executiva.
Convidada a esclarecer os aspectos que envolvem a temática, a palestrante e escritora Karla Júlia Marcelino abordou de maneira didática e objetiva os conceitos, legislação, consequências e outros pontos que permeiam os assédios moral e sexual. A palestrante, que inclusive elaborou a cartilha de assédio moral do Estado de Pernambuco, trouxe dados que chamam a atenção: o registro de casos de assédio nas empresas voltou a crescer em 2022 no País, sendo mais de 52 mil denúncias apenas relativas a assédio moral.
Karla Júlia lembrou que a prática é inaceitável e considerada crime, devendo ser banida das organizações. Porém, se acontecer, deve ser devidamente apurada e o assediador, penalizado, bem como também haver o acolhimento à vítima. “Os servidores são os capitais intelectuais dos órgãos e empresas. As competências de cada um são diferentes, por isso o brilho do outro não me desmerece e não me desvaloriza. Devemos ter um olhar de generosidade para com o outro, um olhar de compreensão. Quanto melhor ser humano, melhor profissional nós seremos”, declarou Karla, que esclareceu dúvidas dos presentes ao final e recebeu um certificado de agradecimento da organização do evento.
Bora Conversar – Promovido pela Gerência de Atenção e Cuidado aos Servidores de Defesa Social – GACSDS, o projeto tem por objetivo a integração de saberes e a adoção de iniciativas e ações interinstitucionais, visando fomentar a melhoria da qualidade de vida no âmbito da SDS e suas operativas, por meio de ações de atenção e de acolhimento aos profissionais. “O Bora Conversar está abordando temas relevantes do nosso cotidiano, trazendo reflexões e debates que busquem o engrandecimento dos servidores, visando a construção de um ambiente de trabalho saudável, equilibrado e humanizado”, pontuou a gerente da GACSDS, Raquel Miranda. O calendário de palestras segue até o mês de dezembro.