“Saúde que Conecta”: Petrolina e Juazeiro se unem em ação na Ilha do Fogo

A Ilha do Fogo, localizada entre os estados de Pernambuco e Bahia, foi palco da ação “Saúde que Conecta – Uma ponte de cuidados entre pessoas e territórios”.  A iniciativa foi idealizada pelas Prefeituras de Petrolina e Juazeiro, como parte da campanha Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais. A ação reforçou a importância da integração entre os dois municípios vizinhos para ampliar o alcance da saúde pública e levar cuidados essenciais à população.

Durante o dia, moradores e frequentadores da ilha puderam acessar uma série de serviços gratuitos de saúde, como testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C, além da distribuição de autotestes, vacinação para atualização da caderneta, acolhimento e escuta qualificada, entrega de materiais educativos, e atividades como aulas de funcional e auriculoterapia. A ação destacou a força do trabalho conjunto entre as gestões municipais de Petrolina e Juazeiro, promovendo uma abordagem integrada, preventiva e humanizada.

A ação entre os municípios representa muito mais do que proximidade geográfica, simboliza cuidado, acolhimento e compromisso com a vida. Para Alexandrina Silva, que costuma frequentar a Ilha do Fogo com a família nos momentos de lazer, levar ações de saúde a espaços públicos é um ato de cuidado coletivo. “A gente vem para cá para se refrescar, descansar, e se divertir, e encontrar uma ação assim, num lugar onde todo mundo passa, é muito importante. Às vezes a pessoa não vai até o posto, mas se cuida porque encontrou a saúde aqui, no meio do lazer. Isso mostra atenção e cuidado com a gente”. Disse alexandrina.

A ação “Saúde que Conecta” reforça que quando o cuidado é coletivo, o impacto positivo é maior.  Unir forças para proteger a saúde da população é um passo essencial para construir cidades mais humanas, saudáveis e integradas.

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online