Saúde avança no Sertão do Estado: Primeira captação de órgãos em Serra Talhada

Hospital Eduardo Campos realiza captação de órgãos, nesta sexta-feira (31/01)

Mais um avanço para a Central de Transplante de Pernambuco (CT-PE), da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nesta sexta-feira (31/01) foi realizada a primeira captação de órgãos no Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

A doação partiu de um paciente que teve morte encefálica, e a família, ao ser informada sobre o diagnóstico, autorizou o procedimento. Nesta manhã, uma equipe da Central esteve na unidade hospitalar para realizar o transporte dos órgãos, utilizando um táxi aéreo. Na oportunidade, foram doados os rins e o fígado, que seguiram para pacientes compatíveis na fila de transplantes.

A equipe da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) foi a responsável por acompanhar todo o processo. “Este é um momento histórico para o Hospital Eduardo Campos e para toda a região do Sertão de Pernambuco. A primeira captação de órgãos realizada aqui representa não apenas um avanço na assistência à saúde, mas também um gesto de solidariedade e esperança. Agradecemos imensamente à família do doador por essa decisão tão generosa e à nossa equipe, que se dedicou para que tudo acontecesse com segurança e respeito”, destacou Patrícia Queiroz, diretora do Hospital Eduardo Campos.

Graças à compaixão dessa família, aos esforços da CIHDOTT e todos os que compõem o quadro do Hospital Eduardo Campos, aconteceu a cirurgia de captação. É na Região Metropolitana que acontece a identificação do maior número de pacientes em morte encefálica e, consequentemente, é onde acontece o maior número de doações. Para os 3,7 mil pacientes que estão na lista de espera por um transplante, cada doação conta. O nosso trabalho é que todo hospital que tiver potencial para identificar um paciente de morte encefálica possa realizar os exames que confirmem a morte encefálica e tenha uma equipe treinada para conversar com a família e ofertar para essa família a possibilidade de doação”, explicou o coordenador da Central de Transplantes do Estado, André Bezerra.

A importância da doação de órgãos: A doação de órgãos no Brasil segue um protocolo rigoroso, sendo autorizada apenas com a confirmação da morte encefálica do paciente e a permissão da família. Segundo o Ministério da Saúde (MS), o país tem um dos maiores programas públicos de transplantes do mundo, com procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A captação inédita realizada no Interior do Estado representa um avanço significativo para a região e reforça a necessidade de fortalecer a cultura da doação de órgãos no Brasil.

Verifique também

Movimentação na Delegacia de Policia Civil de Belém do São Francisco gera especulação da população nas redes sociais

População de Belém do São Francisco, sertão do estado de Pernambuco, ainda está em choque …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online