Salgueiro realiza Jornada Pedagógica 2026 com foco em cidadania digital e relações étnico-raciais

Reunindo docentes, gestores, equipes técnicas e demais servidores da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira, 2, a Jornada Pedagógica 2026, com o tema “Cidadania digital e educação para as relações étnico-raciais: Conectando raízes, programando o futuro”. A abertura aconteceu no auditório do Salgueiro Plaza Hotel, com participação do prefeito do município, Fábio Lisandro, da secretária de Educação, Maysa de Lavor, de diretoras da pasta e vereadores.

Na ocasião, o prefeito agradeceu aos professores pelos bons resultados conquistados em 2025. “Nos orgulha dizer que Salgueiro alcançou este ano os melhores índices históricos de fluência leitora. Vocês que são responsáveis por isso. Não adianta ter uma equipe comprometida, não adianta ter gestores comprometidos, o [Programa] Alfabetiza, ter toda uma história, se nós não tivermos vocês, professores e professoras, imbuídos no propósito de fazer a diferença na vida de nossas crianças”, disse.

A secretária de Educação ressaltou a importância da temática da Jornada. “A tecnologia hoje não é mais uma opção, é realidade. Mas a cidadania digital não é apenas saber usar ferramentas, é saber conviver no ambiente digital com ética, respeito e responsabilidade. [Devemos] ensinar que palavras também ferem no ambiente virtual [e] que fakes news também causam danos reais. O outro, do outro lado da tela, também é gente. A escola tem papel fundamental nesse processo. Não para proibir, mas para orientar. Não para afastar, mas para educar para o uso consciente”, frisou.

Após as falas das autoridades, a abertura contou com a apresentação de resultados, incentivos e investimentos na educação em 2025; palestra introdutória, de cunho motivacional, com o tema “Ser professor hoje: propósito, sentido e esperança”; palestra magna com o tema “Segurança Psicológica: cuidar das pessoas e melhorar resultados de aprendizagem”; e formação com todos os profissionais de apoio e estagiários escolares que atuam no âmbito da Educação Inclusiva.

Fluência leitora

Na apresentação dos resultados do ano passado, foram destacados os índices positivos alcançados pelo ‘Programa Alfabetiza Mais Salgueiro’ na fluência de leitura das crianças que estudam nas escolas municipais. Nos 2° anos houve uma grande evolução, com 72% dos estudantes concluindo o ano letivo de 2025 como leitores iniciantes ou fluentes. O índice de fluência leitora do município subiu de 5.8 em 2024 para 6.5 em 2025. Isso significa que as escolas municipais entregaram mais alunos classificados como leitores fluentes, dominando três habilidades: automaticidade, precisão e prosódia.

Formação segue até quarta-feira

A Jornada Pedagógica de 2026 tem continuidade nesta terça-feira, 3, com capacitação dos professores na GRE Sertão Central, Hotel Imperador, Unopar e Escola Municipal Paulo Fernando. Na quarta, 4, haverá planejamento administrativo e pedagógico interno em todas as unidades escolares, visando deixar tudo pronto o início das aulas na quinta-feira, 5.

Verifique também

Van que retornava das Dunas do Velho Chico sofre grave acidente na PI-141 e deixa três mortos

Um grave acidente de trânsito registrado na noite do domingo (1º) deixou três pessoas mortas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online