Com objetivo de garantir o direito e o acesso à alimentação de qualidade, a Prefeitura de Petrolina serviu 186.643 refeições** no Restaurante Popular do município em 2024. O equipamento é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A unidade garante uma alimentação saudável e acessível para a população, especialmente para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O Restaurante Popular, localizado na área central, visa atender um grande número de pessoas, contribuindo para a segurança alimentar e o bem-estar da população petrolinense. O estabelecimento beneficia, principalmente, os moradores de baixa renda, além de trabalhadores do centro comercial de Petrolina, que tem a oportunidade de encontrar uma opção de almoço próximo ao seu local de trabalho e por um preço acessível.
Com o objetivo de garantir dignidade no ato de se alimentar, a gestão municipal tem mantido o Restaurante Popular de Petrolina, que tem capacidade de ofertar até 1.500 refeições diárias, graças ao subsídio pago com recursos próprios. O cardápio é elaborado por nutricionistas e conta com proteína animal, salada, feijão, arroz, farofa, massas, sobremesa e um copo de suco. O preparo dos alimentos segue todas as normas de segurança e higiene.
Revitalização: Em janeiro de 2024, o Restaurante Popular de Petrolina passou por uma revitalização. A obra foi custeada com recursos próprios por meio de uma parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA). Na parte interna, o equipamento promoveu melhorias nas cozinhas e na câmara fria, assim como revisão de todas as instalações hidráulicas e elétricas, reparos no telhado, troca de todo o forro e pintura. Já na área externa, recebeu pintura.
O valor da refeição permanece R$ 1,50 no almoço e R$ 0,50 na sopa. O Restaurante Popular de Petrolina fica localizado na Rua Januário Alves, S/Nº, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h30 e das 16h às 17h30.
**referente aos meses de fevereiro a novembro
Texto: Irislane Pacheco – Assessora de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH)
—-
Fotos: Deivid Menezes